Nas classes inactivas não houve alterações sensíveis.

O subsídio do Tesouro a Caixa Geral de Aposentações desceu ligeiramente para 299161 contos e o concedido ao Montepio dos Servidores do Estado subiu cerca de 300 contos.

Nas classes inactivas a despesa foi:

Assim, as despesas do Tesouro com as reformas e pensões dos funcionários do Estado, excluindo os correios, telégrafos e telefones, elevaram-se a 381522 contos, mais 1455 contos do que em 1961.

É natural que esta verba suba, dada a justiça que cabe a alguns funcionários dó Estado que estão em grande desvantagem em relação à maioria por não pertencerem à Caixa Geral de Aposentações, como parte do pessoal do Ministério da Saúde e Assistência. O acréscimo de 10987 contos verificado neste Ministério teve lugar nas despesas ordinárias, porquanto as extraordinárias diminuíram 8580 contos.

As despesas extraordinárias aumentaram muito desde 1960 devido ao financiamento do Plano de Fomento e a empréstimos a bancos de investimento destinados a financiar empreendimentos abrangidos pelo II Plano de Fomento.

Este ano esses financiamentos elevaram-se a 300300 contos.

Em termos gerais, a despesa do Ministério foi a seguinte:

[ver quadro na tabela]

Adiante se examinará a causa do acréscimo de 19567 contos na despesa ordinária. Esta despesa já aumentara de 1960 para 1961.

Quanto à despesa extraordinária, num total de 575742 contos, distribui-se da forma que segue:

Contos

Despesa extraordinária:

Plano de Fomento ............ 150000

Cadastro geométrico da

Empréstimos a bancos de investimento destinados a financiar empreendimentos abrangidos pelo II Plano de Fomento, nos termos do

Subsídio reembolsável nos termos do Decreto-Lei n.º 43 701, de 19 de Maio de 1961, para habilitar a província de Moçambique a proceder à execução de empreendimentos previstos no II Plano de Fomento .... 100000

Reapetrechamento da Guarda Nas despesas ordinárias há a assinalar, como se notou, o aumento de 19567 contos.

Quase todos os serviços acusam maior despesa, mais pronunciada nas alfândegas, nos serviços privativos da Direcção-Geral da Fazenda Pública, no Gabinete do Ministro e na Casa da Moeda, como se pode verificar pelos valores insertos no quadro publicado na página a seguir.