É numeroso o pessoal que faz parte deste Ministério - as Polícias e Guarda Nacional Republicana -, e assim pequenas alterações, quer no número, quer nas remunerações, podem produzir acréscimos de despesa sensíveis.

Os sucessivos reforços na despesa destas rubricas deriva do aperfeiçoamento dos serviços, por um lado, e, por outro, de melhor ocupação pela Guarda Nacional Republicana, em especial nas zonas rurais, Se se compararem os cifras dos anos de 1950 e 1962, nota-se grande aumento na segurança pública e no abono de família, no primeiro caso com 168 687 contos e no segundo com 81614 contos.

Estas duas verbas ainda mostram acréscimos em 1962, como se verifica no quadro que segue, que dá as despesas totais do Ministério por dependências:

(Ver quadro na imagem)

(a) Inclui as despesas com a 3.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública.

(b) A diferença para mais verifica-se em «Gastos confidenciais ou reservados» o no subsídio à Legião Portuguesa.

(d) Aumento proveniente do acréscimo de unidades na Política de Segurança Pública e na Guarda Nacional Republicana.

(e) Proveniente do natural aumento que se vem verificando nesta dotação.

Direcção-Geral de Administração Política e Civil A despesa desta Direcção-Geral diminuiu 238 contos, passando para 28 955 contos.

A diminuição deu-se nas despesas de material e pagamento de serviços. Os serviços privativos e os governos civis tiveram a despesa que segue:

(Ver quadro na imagem)

Não há grande diferença nas verbas que cabem a cada uma das rubricas.

Deve notar-se que se inscrevem nesta Direcção-Geral os subsídios às juntas gerais dos distritos autónomos das ilhas adjacentes, que somaram 19 800 contos em 1962, iguais às de 1961. De modo que a despesa da Direcção-Geral propriamente dita se reduz para 9155 contos. Destes, pertencem aos governos civis 6906 contos. A economia de 658 contos neste estabelecimento do Estado teve lugar principalmente na compra de máquinas e diverso, como se nota nas cifras que se publicam no quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)

Já se notou anteriormente quais as receitas da Imprensa, e em pareceres anteriores fizeram-se alguns comentários sobre os serviços e em especial quanto à forma como lhes é fornecido o original.

Segurança pública Nas duas corporações que constituem esta rubrica - a das Polícias e a da Guarda Nacional Republicana -, a despesa elevou-se a 405 855 contos, um acréscimo sensível em relação a 1961, como já se viu.

No quadro a seguir desdobram-se os aumentos de cada uma das corporações.