(Ver quadro na imagem)

(a) Inclui as despesas com tuberculosos apenas nos unos do 1938 o do 1959, pois no do 1960 estos encargos foram transferidos liara o orçamento dos Borrifos Sociais das Forças Armadas.

(b) A partir de 1953 passou a constituir o Subsecretariado de Estado da Aeronáutica, no orçamento dos Encargos Gerais da Nação.

(c) Os encargos compreendidos sob esta rubrica ale ao ano do 1957 encontram-se desde 1960 distribuídos pelos capítulos 4.º (gratificações o subsídios a sargentos e praças de pré em serviço no Ministério) e 8.º (pensões dos oficiais do reserva e gratificações a oficiais de reserva em serviço o gratificações e subsídios a sargentos e praças de pré reformados em serviço) e polo orçamento dos Serviços Sociais das Forças Armadas (encargos com o Asilo de Invalidas Militares).

No Estado-Maior do Exército estão incluídos, além dos órgãos centrais, sem as verbas de pessoal dos oficiais e sargentos, o Serviço Cartográfico do Exército, a Biblioteca, o Arquivo Militar, o Museu e as despesas de diversas comissões de serviço e de estudo no estrangeiro. Houve uma diminuição de 1740 contos.

Nos serviços de instrução o aumento foi muito grande (80 733 contos). Estão nestes serviços as direcções das armas, s Inspecção-Geral de Educação Física, o Instituto de Altos Estudos Militares, a Academia Militar, a Escola Central de Sargentos, o Centro Militar de Educação Física, a Escola Militar de Electromecânica, as Escolas Práticas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, do Serviço da Saúde, dos Serviços Veterinários, da Administração Militar e do Serviço de Material de Guerra, o campo de Santa Margarida, o Colégio Militar, o Instituto dos Pupilos do Exército, o Instituto de Odivelas e os cursos de oficiais milicianos, de sargentos milicianos, a escola de recrutas; a despesa das manobras e o fundo de instrução do Exército, além de outras pequenas despesas. A despesa total elevou-se a 180 080 contos.

Nos serviços do ajudante-general de 8585 contos, além do pessoal dactilográfico e menor, há a considerar os tribunais militares, os presídios, as casas de reclusão, companhias disciplinares e a assistência religiosa.

Nos serviços do quartel-mestre estão as Direcções dos Serviços de Saúde, Material, Intendência e Transportes, tudo num total de 92 487 contos.

As despesas das regiões militares e comandos territoriais independentes compreendem o Governo Militar do Lisboa, a 1.ª, 2.ª e 3.ª regiões militares e os Comandos Militares dos Açores, Madeira e Elvas.

Nos órgãos hospitalares, com a despesa total de 7061 contos, há a considerar o Hospital Militar Principal (Lisboa), os Hospitais Militares Regionais do Porto, Coimbra, Tomar e Évora, o Hospital Militar da Praça de Eivas, o Hospital Militar de Doenças Infecto-Contagiosas e o Hospital Militar Veterinário, além de enfermarias e postos de socorros.

Os encargos gerais do Exército compreendem oficiais no activo e na reserva, sargentos e praças de pré no activo e reformados, distritos de recrutamento, agência militar, despesas gerais de alimentação e outras, tudo num total de 540 562 contos.

Há ainda a considerar no Ministério do Exército a despesa dos forças eventualmente constituídas. Compreende Queluz, Santa Margarida e Entroncamento e eleva-se a 20 868 contos.

O abono de família importou em 11 810 contos e os exercícios findos subiram para 82 494 contos, o que se afigura excessivo.

Esta rápida resenha dos serviços do Ministério do Exército mostra a sua complexidade.

Haveria ainda que acrescentar o recente serviço social, que depende, contudo, da Secretaria da Defesa Nacional. Neste Ministério a despesa ordinária aumentou para 616 024 contos, mais 26 029 contos do que em 1961.

Além destas despesas há a considerar 400 contos destinados a obras em faróis, muito menos do que no ano passado. E também por força de despesas extraordinárias, inscritas nos Encargos Gerais da Nação, há verbos avultadas. Duas merecem destaque: a de 120 740 contos no orçamento do Ministério da Defesa e a de 308 015 contos