(Ver Quadro na Imagem).

Do quadro deduzem-se acréscimos de despesa em quase todas as rubricas que o constituem. As ligeiras baixas não têm interesse. A despesa do Ministério, sumariada, tal como a apresenta a Conta Geral do Estado, pode assumir a forma seguinte:

(Ver Quadro na Imagem).

A despesa ordinária no sector agrícola tende a aumentar, atingindo em valores absolutos 200 983 contos, que representam 56,7 por cento do total. Ë verdade que este ano a despesa é aliviada da verba transferida para a Presidência do Conselho, relativa a Comissão Técnica de Cooperação Económica para o Comércio Externo (12 060 contos), e que o Fundo de Exportação diminuiu. Se forem feitas correcções, eliminando o Fundo, a despesa dos serviços respeitantes a agricultura será de 67 por cento, o que dá nova feição em matéria orçamental a este Ministério. Apenas restam da despesa para os serviços relacionados com o comércio e indústria cerca de 23 por cento.

A análise da despesa feita com a agricultura, através do Ministério da Economia, só ficaria completa se fossem consideradas as despesas extraordinárias.

Excluindo da despesa total do Ministério o Fundo de Exportação (67 500 contos), mas incluindo, como se não houvesse sido transferida, a despesa da Comissão Técnica a que se aludiu acima, a despesa total do Ministério seria de 600 287 coutos. Juntando as despesas extraordinárias referentes a agricultura (241 458 contos) ao valor obtido para as despesas ordinárias (200983 contos), a despesa com a agricultura elevar-se-ia a 442 441 contos.

Esta cifra ainda reforça o que acima se escreveu sobre a feição especial do Ministério.

A percentagem que corresponde à agricultura no total das despesas é de 73,7 por cento, quase três quartos. Haveria que acrescentar ainda o que se gasta na hidráulica agrícola, pelo Ministério das Obras Públicas.

É bem de ver que a importância de cada um dos sectores do Ministério não se mede pela sua despesa, mas as cifras dos últimos anos exprimem o desejo de melhorar a situação da agricultura, pelo menos através do reforço de verbas orçamentais.