O aumento de despesa neste Instituto proveio de reforço das verbas de pessoal e de material de instalação, na forma seguinte:

Contos

Encargos:

É de grande interesse o trabalho deste Instituto. A despesa desta Direcção-Geral é idêntica à de 1961 -mais 14 contos apenas- e divide-se como se segue:

Contos

Na despesa extraordinária incluíram-se 32 505 contos para electrificação de pequenos aglomerados rurais. Elevou-se a 6483 contos a despesa ordinária desta Direcção-Geral, distribuídos assim:

Contos

Quase toda a diferença para mais se deu nos encargos, que subiram a 1359 contos, mais 303 contos do que em 1961.

Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais Tirando um pequeno aumento nos diversos encargos e noutras verbas mais 54 contos, a despesa é idêntica à de 1961, assim dividida:

Contos

Pagamento de serviços e diversos encargos ......... l560 Com a importância crescente dos transportes aéreos e a intensificação dos transportes rodoviários, a fácies deste Ministério assume aspectos novos e influencia em escala cada vez maior a vida económica do País.

Infelizmente, as elevadas despesas feitas todos os anos com os caminhos de ferro têm retardado algumas obras de grande projecção, como aquelas que respeitam à circulação rodoviária, em especial no que se refere a grandes melhorias indispensáveis na rede nacional de estradas e nas estações de- camionagem.

Existem actualmente no País 28 328 km de estradas, sendo 17 624 km de estradas nacionais e 10 704 km de estradas municipais. Umas e outras necessitam de ser adaptadas em certos lanços ao tráfego moderno, e em muitos casos, em especial no caso das estradas municipais, há exigências de pavimentos e outras à espera de serem atendidas. A empresa concessionária de aviação recebeu já em 1962 um subsídio que se eleva a cerca de 32 000 contos. O seu tráfego de passageiros vai além de 182 000, no continente e ilhas, e o peso das mercadorias transportadas aproxima-se de 1000 t, excluindo o correio.

As cifras de 1963 hão-de certamente revelar grande incremento.

Por outro lado, o tráfego nos aeroportos nacionais de companhias nacionais e estrangeiras também se tem desenvolvido. O número de entradas de aeronaves subiu a 11513. Bem mais de metade corresponde a Lisboa (7249), mas o aeroporto de Santa Maria foi frequentado por cerca de 2000 aviões. No caso dos caminhos de ferro, os progressos foram pequenos, a não ser um aumento modesto no transporte de passageiros, como se verifica a seguir:

Infelizmente, há ainda a lamentar a queda do tráfego de mercadorias, que desceu cerca de 8000 t. O declínio vem já de há uns anos.

As receitas tiveram um aumento de cerca de 20000 contos, que se produziu quase todo no tráfego de passageiros, visto ser de apenas 3000 contos a melhoria nas mercadorias.

Circulação rodoviária A circulação rodoviária ainda se intensificou. Havia em circulação, no continente, 228 784 automóveis, dos quais 210661 ligeiros. A tendência para aumento continua a manifestar-se.

O valor da importação de veículos atingiu cifra superior a 1 100 000 contos.