Movimento das fronteiras O sistema rodoviário pode prestar um grande auxilio ao desenvolvimento de uma das mais rendosas indústrias nacionais. Apesar de dificuldades e falhas de diversa natureza, o movimento nas fronteiras intensificou-se muito, tendo atingido em 1962 a alta cifra de 141 481 entradas, mais perto de 20 000 do que no ano anterior. Esta cifra, porém, está longe da que podia verificar-se. Melhorias na rede de estradas, e em especial na ligação das fronteiras com Lisboa, por via curta e de características que permitam tráfego intenso, são uma dos condições fundamentais. No tráfego de salda, os veículos estrangeiros somaram 67 368. Em 1960 o número fora de 41 613.

A seguir indica-se para os três últimos anos o movimento de entradas e saídas:

(Ver Quadro na Imagem).

O gosto da viagem está a atingir as populações europeias, até nas classes menos providas de rendimentos e até em Portugal. Os automóveis que saíram do Pais com matricula nacional e estrangeira nos últimos três anos foram:

(Ver Quadro na Imagem).

Veja-se no quadro a diferença entre as cifras de 1960 e 1962, com aumento considerável de veículos de matrícula portuguesa.

Quanto a origem dos automóveis estrangeiros que entraram em Portugal, nota-se a proeminência de Espanha e França, seguidos, mas de longe, pela Alemanha.

(Ver Quadro na Imagem).

Por enquanto, os países da Escandinávia pouca influência têm na corrente de turismo nacional.

Importação de automóveis e tractores Publica-se a seguir um quadro que dá a importação anual de veículos motorizados:

(Ver Quadro na Imagem).

O País envia para fora cerca de 1 milhão de contos em pagamento da importação de veículos motorizados para passageiros e outros. Em 1962 - a verba atingiu 1 105 059 contos.

Receitas da actividade rodoviária A estrada rende para o Estado uma soma que se elevou a l 200 290 contos. Sendo as receitas ordinárias neste ano de 11 855 contos, números redondos, as receitas da estrada comparticipam com cerca de 10,5 por cento.

A origem da receita consta do mapa, que segue: