(Ver Quadro na Imagem).

Dada a composição desta classe, tão heterogénea, não é fácil tirar-se uma conclusão válida para todo o agrupamento; basta notar que inclui encargos de abono de família e pensões à Caixa Geral de Aposentações, ao lado de integrações no fundo de reserva e de juros e amortização de empréstimos.

A despesa de comunicações constitui a verba mais elevada: 97 546 contos, contra 90 262 contos no ano anterior. O seu desdobramento e confronto com 1961 consta do mapa seguinte, onde se nota o avolumar do correio aéreo:

(Ver Quadro na Imagem). Já no parecer do ano (interior se fez notar que "os encargos financeiros dos C. T. T. só nos juros e amortização de empréstimos oferecem matéria para ponderação". E a subida que então se assinalou, de 4000 contos em relação ao ano anterior, exprime-se este ano em 33 854 contos, como se vê a seguir, acréscimo quase todo ele devido pelo reembolso ao fundo de reserva:

Contos

Anuidade de amortização da 2.ª série

Juros correspondentes ao saldo em dívida ......... 8 741

Amortização do empréstimo concedido pela Caixa

Juros correspondentes ao saldo em dívida ..........10 635

Reembolso ao fundo de reserva das importâncias

por este adiantadas por empréstimo ao fundo de

1.º estabelecimento, nos termos do

Também se acentuou a verba de juros do empréstimo concedido pela Caixa Geral de Depósitos nos termos do II Plano de Fomento, passando de 6400 contos para 9608 contos.

Resultados das explorações Mantém-se a reserva que deve haver na interpretação dos resultados das explorações da Administração-Geral.

No entanto, continua a fazer-se o desdobramento das verbas como nos pareceres anteriores:

(Ver Quadro na Imagem).

O saldo positivo de quase 15 000 contos em 1961 ficou em 8243 contos em 1962, sendo negativo nas explorações dos correios e do telégrafo em cerca de 24 000 contos. Portanto, só se verificou saldo positivo (82 000 contos) na exploração dos telefones. Aliás, este fenómeno é análogo ao que se verificou em 1961.

Fontes de financiamento Mais de 2 milhões de contos foram aplicados pelos C. T. T. em investimentos de base no último quarto de século.

A decomposição desta soma em três grandes grupos é dada pelo quadro que segue.