Em receita de Fundo especial de melhoramentos estuo incluídos 37 contos correspondentes à parto não paga de contratos por liquidar e 21 772 contos sob a designação de "transferência do saldo da gerência de 1961", o que não se torna de fácil interpretação.

A despesa divide-se em ordinária e extraordinária, somando aquela 3494 contos e esta 31 705 contos, por execução do II Plano. Estas obras, que se arrastam por grande número de anos, obrigam a que as contas também se mantenham demoradamente em aberto. No Ministério das Corporações e Previdência Social a despesa continua a aumentar de ano para ano. A própria evolução dos serviços e órgãos de diversa natureza que dele dependem, directa ou indirectamente, obriga a novas despesas, especialmente na rubrica de pessoal.

O aumento em 1962 elevou-se a 5422 coutos, que acresce ao verificado em 1961 da ordem dos 4120 contos. Uma parte desta despesa tem compensação na receita.

Assim, o acréscimo de 2220 contos verificado na Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas foi parcialmente compensado na receita.

Além destes 2220 contos, que concorreram muito para o resultado final, também se notam maiores dispêndios na Magistratura do Trabalho, como, aliás, acontecera o ano passado.

A seguir desdobram-se os custos das vários dependências do Ministério:

As cifras indicam o desenvolvimento da despesa nos últimos três anos, com o acréscimo total de 9542 contos desde 1960. sendo perto de 6000 contos na Magistratura do Trabalho e a diferença quase toda na Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas (mais 2012 contos).

A despesa do Gabinete do Ministro, que aparece na conta com a soma de 5840 contos, é preenchida em grande parte pela verba global de 4442 contos, e a dotação da Secretaria-Geral inclui, além dos serviços próprios, os serviços de acção social e as delegações. Estas últimas absorveram 5820 contos, um pouco menos do que em 1961.

As despesas inscritas no quadro anterior podem sumariar-se no seguinte:

Contos

Todas as rubricas aumentaram a sua despesa, excepto a que respeita ao Gabinete do Ministro, que se reduziu de 5584 contos em 1961 para 5340 contos em 1962. Acima indicaram-se os custos das diversas dependências do Ministério.

No quadro a seguir indicam-se idênticas despesas, mas dividirias pelas classes de despesa orçamental.