Todos os organismos elevaram as suas que acompanharam o desenvolvimento da receita, com excepção das Casas dos Pescadores. Nestas a receita de 1062 é inferior a de 1958 em 4357 contos, mas a despesa reduziu-se apenas de 1998 contos.

Previdência social Nas instituições de previdência incluem-se os caixas do abono de família, as caixas sindicais de previdência, as caixas de reforma ou de previdência, os serviços médico-sociais (Federação das Caixas de Previdência), as Casas dos Pescadores (Junta Central), as associações de socorros mútuos. Também se podem considerar a Caixa Geral de Aposentações e o Montepio dos Servidores do Estado, de que se dá notícia noutra secção do parecer.

Considerar-se-ão as caixas do abono de família, as caixas sindicais de previdência e as caixas de reforma ou previdência e procurar-se-á dar ideia do seu desenvolvimento através das receitas e despesas a partir de 1980, com as posições de 1950 e 1962.

O número de instituições em actividade em 1962 elevou-se a 275, assim repartidas:

No termo «beneficiários» incluem-se todos os que contribuíram, eles próprios ou os seus patrões, para qualquer das instituições referidas, visando essa contribuição o eventual recebimento dos benefícios legalmente prescritos.

Verifica-se que a população interessada se elevou já a perto de 3 milhões, prevalecendo as caixas de previdência, sua federação (Serviços Médico-Sociais) e as associações de socorros mútuos. A previdência do Estado, não incluindo o abono de família que distribui, não considerado acima, eleva-se a 289 393 indivíduos.

Não se farão este ano comentários sobre a eficiência do sistema no sentido do auxílio recebido. Analisar-se-ão apenas a seguir as receitas e despesas de algumas instituições que têm crescido muito ultimamente.

As instituições do Estado já foram examinadas noutra secção do parecer.

Receitas As receitas das caixas do abono de família, das caixas sindicais de previdência e das caixas de reforma ou previdência, além das de outras instituições de previdência, tiveram a evolução que segue:

Pondo de lado os organismos do Estado, a importância fundamental da previdência apoia-se sobre as caixas sindicais e de reforma. As suas receitas em 1952 somavam 1 244 396 contos e elevaram-se a 8 141 728 contos.

Note-se que o total do numerário movimentado pelas instituições de previdência social é da ordem dos 4350000 contos, como se deduz das cifras de 1962, que constam do quadro. Desde 1952 as receitas das caixas de previdência aumentaram em cerca de 2 milhões de contos, como se verifica nos cifras isoladas que se publicam a seguir:

A elevação da receita destas caixas acentuou-se nos últimos anos. Ainda aumentaram em 388 213 contos em relação a 1961, a somar aos 380775 contos deste ano, relativamente a 1960. Vê-se por este simples apanhado das cifras que as receitas da previdência, no restrito meio financeiro nacional, formam uma soma muito alta, que cresce todos os «anos» por percentagem destacada.

Os 388 218 contos de aumento em 1962 representam cerca de 14 por cento.

A movimentação desta soma constitui já hoje um problema financeiro de alto interesse, não apenas no seu aspecto quantitativo de incidência sobre custos de produção, industriais e outros, mas ainda no da influência exercida sobre o mercado como fonte de investimento.

Com efeito, as despesas correntes e os encargos de previdência ficam aquém das receitas e uma parte destas