De harmonia com o quadro que a seguir se discrimina, pode verificar-se que a despesa desta Direcção-Geral atingiu em 1962 o quantitativo de 47490 contos, ou seja mais 2060 contos do que no ano precedente:

A progressão deu-se em quase todas as rubricas do quadro, excepto nas respeitantes às circunscrições de defesa sanitária dos portos marítimos e aéreos o às despesas privativas da Direcção-Geral, que acusam, respectivamente, reduções de 5 e 62 contos. O maior incremento respeita às vacinas, soros e material sanitário (+ 1004 contos), seguindo-se-lhe o dos subsídios (+ 605 contos), o da profilaxia de doenças infecciosas e combate às epidemias (+ 315 contos) e o das delegações e subdelegações de saúde (+ 203 contos).

Médicos Além do quadro habitual, era que se mostrava a distribuição dos médicos e pessoal sanitário, por distritos, indicou-se no ano passado a densidade médica relativa aos dois últimos censos da população: 1950 e 1960.

Como não se registou qualquer alteração digna de nota no que respeita a melhor distribuição dos clínicos pelo território nacional, mantêm-se praticamente as assimetrias distritais indicadas no parecer de 1961. E do maior interesse para o País atacar este problema sem delongas, a fim de se não alargar ainda mais o fosso já existente; há, por isso, grande urgência em estimular a fixação de médicos em terras da província.

Em 1962 a distribuição de clínicos e enfermeiros estava assim estruturada:

O número de médicos - 7606 - inscritos na respectiva Ordem situa-se em nível idêntico ao do ano anterior. Saliente-se, no entanto, que, em relação ao distrito de Leiria, o número de clínicos fixou-se, este ano, em quantitativo que parece corrigir, em grande medida, o relativo ao ano anterior.

No distrito de Lisboa continua a verificar-se a mais forte concentração de médicos, seguindo-se os distritos do Porto e Coimbra.

No primeiro dos referidos distritos havia, em 1062, 3008 médicos, o que corresponde a 40,7 por cento do total no continente.

Em 1961, a percentagem era de 38,4, em virtude de o número de médicos ser de 2841.

O número de clínicos no distrito do Porto e Coimbra passou para 1505 e 673, respectivamente.

Quanto ao restante pessoal sanitário, há a destacar os acréscimos de 160 enfermeiros e de 501 auxiliares de enfermagem no continente e ilhas.

As variações foram mais acentuadas nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, que absorvem, em conjunto, 77 por cento do número total de enfermeiros e 69 por cento do de auxiliares de enfermagem.

Direcção-Geral da Assistência Já anteriormente se tinha referido que a Direcção-Geral dos Hospitais tomou a seu cargo parte das funções que cabiam à Direcção-Geral da Assistência. Como se observa no quadro adiante, o ano de 1962 faz ressaltar esse facto, mostrando que o decréscimo de 238026 contos nas despesas é aparente. Na verdade, a assistência pública