As despesas subiram mais, pois que o índice, na base de 1938 igual a 100, atingiu a cifra de 1187.

A causa do desequilíbrio, se assim se pode chamar, reside nos índices de Moçambique - 1274 para as receitas e 1471 para as despesas. Mas também noutras províncias se nota aumento no ritmo de gastos.

No quadro seguinte indicam-se os índices das despesas ordinárias:

Distribuição das despesas ordinárias A distribuição das despesas ordinárias pelos diversos capítulos nos dois últimos anos não variou muito.

As percentagens suo idênticas, com excepção de um ou outro caso, em que, contudo, se aproximam, como se pode verificar nos números mencionados no quadro que a seguir se apresenta:

O serviço das dívidas provinciais continua à roda de 3,5 por cento do total da despesa ordinária e a despesa dos serviços de administração geral e fiscalização também continua a subir, embora com percentagem diminuta, apesar de o aumento em 1962 ter sido de 1,1 por cento.

Em compensação, a despesa dos serviços de fomento, onde se inclui a dos serviços autónomos, desceu a sua percentagem de 46,3 por cento para 43,8 por cento, embora se note acréscimo nos valores absolutos.

Os três capítulos: «Serviços de fomento», «Administração geral e fiscalização» e «Encargos gerais», em 1962, tiveram despesas equivalentes a 78,1 por cento do total, mas o que mais pesa são os serviços autónomos.

Outros capítulos apenas representaram 21,9 por cento, incluindo o serviço da dívida e os serviços de defesa.

Serviços autónomos Das Contas ressalta a importância dos serviços que têm a sua máxima projecção em Moçambique e muita importância em Angola.

A evolução da despesa destes serviços num longo período daria, de qualquer modo, o índice de desenvolvimento dos territórios a que pertencem e no caso de Moçambique mostrariam o progresso económico de certos territórios vizinhos, como as Rodésias, a Niassalândia e ainda outros. No caso de Angola a influência dos serviços autónomos nas Coutas é menor. Ainda assim o porto do Lobito tem despesa apreciável, que também inclui serviços prestados a Katanga.