Contribuição aos municípios para conservação de estradas e para pagamento a um veterinário ..... 450

Reembolsos, reposições e indemnizações à Fazenda Nacional ..... 115

A melhoria proveio da compensação de aposentação. Esta compensação (2162 contos) está longe de cobrir a despesa das classes inactivas. As consignações de receitas representam 25 por cento do total. Contabilizasse no capítulo a receita dos correios, telégrafos e telefones com 6832 contos, num total de 16 315 contos. Esta receita tem compensação na despesa e foi idêntica à do ano passado, como se verifica a seguir:

Das outras consignações destacam-se os emolumentos das alfândegas (1334 contos), além do Fundo de assistência pública (8452 contos), e um grande aumento na receita da Junta Autónoma do Porto de S. Vicente, que passou de 487 contos em 1961 para 1447 contos em 1962. A receita dos correios, telégrafos e telefones manteve a cifra de 1961 - apenas menos 49 contos. A sua origem foi:

Contos

Subsídio do Estado ............... 788

Receita extraordinária ........... 93

A receita de exploração melhorou, mas não cobriu a despesa (5876 contos).

Considerando todas as receitas e despesas, o saldo apurado arredonda-se em 2962 contos. Mas este não é o saldo real. As deficiências nas receitas ordinárias são supridas pela ajuda do reforço das receitas extraordinárias. Incluem-se nas despesas extraordinárias verbas que deveriam ser pagas por força de receitas ordinárias, como o serviço da dívida e outros.

As receitas extraordinárias somaram 67 281 contos e provieram de empréstimos e saldos de anos económicos findos:

Contos

Quase tudo veio do crédito e outro tanto tem acontecido nos últimos anos.

A partir de 1955 a utilização de empréstimos ou subsídios assumiu foros de permanência em escala cada vez maior, como se nota nos números seguintes:

Um pouco, mais adiante, ao estudar a despesa, se verificará o aumento substancial da dívida, apesar da existência de alguns subsídios não reembolsáveis concedidos pela metrópole.