Receitas totais Já se notou que as receitas totais somaram 182 316 contos, menos 461 contos do que em 1961. Estas receitas suo constituídas em mais de 50 por cento por importâncias com origem em recursos de natureza extraordinária:

A percentagem das receitas extraordinárias no conjunto das receitas baixou ligeiramente de 53,9 por cento em 1961 para 50,9 por cento em 1962.

Os empréstimos representam cerca de 46,4 por cento das receitas totais da província. Somaram 61 436 contos. A um aumento de receitas ordinárias correspondeu um aumento de despesas ordinárias, que somaram 61 130 contos, mais 4078 contos do que em 1961. Viu-se que o acréscimo das receitas ordinárias foi de 3847 contos.

Assim, o problema das despesas está condicionado pelo das receitas. Estagnação nestas significa atrasos na vida administrativa e a não realização de certas condições indispensáveis, como o complemento de vencimentos, o abono de família, certas dotações relacionadas com a instrução pública e mais.

Estas e outras exigências hão-de trazer aumentos substanciais na despesa ordinária, que terá de ser compensada por idêntica receita. Tudo indica, pois, um esforço no sentido de melhoria nos rendimentos. O aumento de 4078 contos na despesa ordinária produziu-se em quase todos os capítulos orçamentais, como se nota no quadro seguinte:

O acréscimo foi grande na administração geral e fiscalização, nos serviços de marinha e nos encargos gerais. Nos serviços militares deu-se diminuição apreciável. O índice das despesas ordinárias nesta província não acompanhou o de outras. Arredondou-se em 354, na base de 1938 igual a 100. E o índice mais baixo dos territórios nacionais e só com boa vontade se pode dizer que acompanhou a desvalorização da moeda. Não admira, pois, que a província se encontre em condições deficientes. Até na metrópole o índice de aumento das despesas ultrapassa 431 e no ultramar todos os territórios mostram índice superior a 600. Na Guiné e Macau arredondou-se em 554 e 552.

Mas uma comparação das receitas e despesas ordinárias indica a pequena diferença entre umas e outras.

A diferença de 3905 contos é pequena. Agrupando as cifras da despesa ordinária para diversos anos, obtêm-se os resultados seguintes: