A diferença de maior relevo, em relação a 1961, reside no reforço da dotação das oficinas da província, que foi superior em 278 contos. Estes serviços serão analisados mais adiante no que respeita a fomento e a obras. A menor despesa nestes serviços proveio do Fundo de defesa, como se nota a seguir:

Contos O aumento de despesa de cerca de 1000 contos refere-se ao Porto Grande de S. Vicente, como se nota a seguir:

Contos

Duplicação de vencimentos ....... 17

Já se verificou que a receita do porto melhorou bastante.

Encargos gerais A diferença para mais nos encargos gerais fixou-se em 493 contos e repartiu-se por diversas rubricas, como se nota a seguir:

Há pequenas maiores valias nos subsídios e pensões, nas deslocações de pessoal e em diversas despesas.

Nos subsídios, que somaram 1354 contos, há a considerar os correios, telégrafos e telefones (788 contos), o Rádio Clube de Cabo Verde e Rádio Barlavento (150 contos), o Instituto de Medicina Legal (11,3 contos) e pensões a pensionistas e sinistrados (122 contos). As despesas extraordinárias dizem respeito a diversos fins, entre os quais avultam as obras do II Plano de Fomento. Nele se utilizaram as receitas extraordinárias provenientes de empréstimos, e para outras despesas extraordinárias se encaminharam receitas de saldos de anos económicos findos e o excesso de receitas sob despesas ordinárias, num total aproximado de 178 contos.

No quadro que segue mostra-se a origem das receitas que liquidaram as despesas extraordinárias:

Como já anteriormente se notara, os Planos de Fomento têm sido quase integralmente financiados por empréstimos ou subsídios da metrópole reembolsáveis ou não. Esta é, além de outras, a razão para que as receitas sejam gastas com a preocupação de extrair delas o maior rendimento possível. De contrário haverá grandes dificuldades no seu reembolso. As despesas extraordinárias, que, como já se verificou, somaram 67 469 contos, utilizaram-se como se indica no mapa a seguir. Este mapa dá também a origem das receitas que financiaram as despesas.