É até certo ponto de surpreender que se não tivessem alterado as condições de vida desta província durante o ano de 1962 e que, pelo contrário, prosseguissem o trabalho de renovação agro-pecuária e a obra de melhorias nas comunicações e outras, encetadas anteriormente. Não se pode dizer que as actividades económicas decorram de forma satisfatória, porquanto alguns dos seus aspectos não satisfazem ainda as possibilidades An província. Mas os resultados das contas e o exame dessas actividades suo melhores do que seria de esperar, se forem tidas em conta circunstâncias relacionadas com o desassossego em que tem vivido a província. O comércio externo apresenta um deficit elevado, que atingiu 138 399 contos. E maior do que o apurado em 1961 e inferior ao de 1960. O factor que concorreu para o agravamento do deficit, além do acréscimo das importações, que atingiram 327 267 contos, foi uma diminuição apreciável nas exportações, que desceram para 188 868 contos.

É curioso assinalar que a descida nas exportações em valor não derivou de acentuada baixa em volume, porquanto se exportaram menos 29661 do que no ano de 1961, o que não é muito para uma diminuição de 22 275 contos no valor.

A seguir indicam-se, para os dois últimos anos, as importações e exportações, em toneladas e em valor, e as diferenças num e noutro caso:

Na importação há a assinalar um aumento de apenas 527 t, com 88 194 t em todo o ano. Mas o valor subiu 80 098 contos, o que é muito.

Comércio externo O exame de comportamento do comércio externo durante certo número de anos dá ideia da vida económica da província. No quadro a seguir os números exprimem valores e para se ter melhor ideia do desenvolvimento das suas actividades seria vantajoso que exprimissem também tonelagens:

Como se nota, o valor das importações tem subido bastante. O nível, de menos de 200 000 contos, subiu para valor superior a 327 000 contos, desde 1956, o que é muito. Denotará esta subida melhoria nos consumos? Influirão muito, nela, diferenças de preços?

O carácter errático dos valores das exportações pode atribuir-se a condições climáticas em parte. No entanto, há tendência progressiva. O volume das importações, representado por toneladas, foi o seguinte, desde 1955:

Contos

A partir de 1959 o volume elevou-se em cifra superior a 30 000 t. Embora esta cifra não possa dar grandes indicações, revela gradual aumento de consumos.