Não é possível oferecer a discriminação das importações além do primeiro semestre de 1961. Como por diversas vezes se acentuou nestes pareceres, a estatística da Guiné, em contrário do que acontece com outras províncias, andou durante muitos anos em condições caóticas. Parece que se faz agora um esforço construtivo no sentido de actualizar as cifras. Temos pois que nos contentar com os valores globais. a importação proveio em grande parte da metrópole, como se nota a seguir:

As verbas que mais oneram a importação são as relativas a produtos têxteis, a produtos industriais alimentares, material de transporte e, em 1962, mercadorias relacionadas com a situação anormal nos fronteiras. O amendoim continua a ser a principal mercadoria exportada, com 13351 contos em 1962, mais 6989 contos do que em 1961.

Nos dois últimos anos a exportação consta do quadro da coluna que segue:

Nota-se o valor de 1961, com mais de 211000 contos. A tonelagem diminuiu menos de 3000 t, fixando-se em 77522 t. Mas a Guiné exporta géneros pobres, com um valor unitário da ordem dos 2437$ em 1962. A evolução das exportações desde 1955 consta do quadro que segue:

Há dois produtos que caracterizam a exportação da Guiné: o amendoim e o coconote. Existem outros de muito menor valor, como se verifica no quadro seguinte:

Nos quatro anos a que se referem as cifras nota-se em tonelagem certo progresso no coconote, e um sentido errático no amendoim. O ano de 1960 foi mau, com baixas produções.

Parece demonstrarem-se possibilidades reais na exportação de madeiras em bruto e serradas, que já comparticipa com 17157 t, correspondentes a mais de 8200 contos. É, a terceira verba da exportação.

Nos números que seguem indicam-se os valores unitários do amendoim e do coconote:

Os valores do amendoim melhoraram, mas os do coconote caíram muito. Assim, embora houvesse aumento em tonelagem no coconote, o seu valor de exportação diminuiu. Pode dizer-se que a influência da exploração de madeiras se começou a fazer sentir em 1959. Já se indicou a importância da metrópole no comércio da Guiné. Deu-se acima um quadro com a origem das importações.

Publicam-se agora idênticas cifras para as exportações:

Vê-se nas cifras a influência da metrópole, que absorve a quase totalidade da exportação.