necessário, da despesa de administração geral e fiscalização, que excedeu em 2668 contos a de 1961.

Aliás, a despesa ordinária paga aproximou-se das estimativas, que se cifraram em 132381 contos, mais 925 contos do que a realizada (131466 contos).

O quadro seguinte dá a despesa ordinária da província da Guiné durante certo número de anos:

A última coluna exprime o número-índice, na base de 1938 igual a 100. Atingiu 554 em 1962, o maior desde o início.

Vale a pena comparar as receitas e despesas ordinárias nos últimos anos para se evidenciar a correlação existente entre elas:

Os aumentos da receita e despesa em relação ao ano anterior vêm expressos nas duas últimas colunas. Não há sincronismo nas alterações, porquanto há anos sem maior receita mas com acréscimo de despesa. Do conjunto parece deduzir-se a preocupação de tentar aproximar umas das outras.

Ao acréscimo de receita de 7200 contos em 1962 corresponde um aumento de despesa de 7800 coutos.

Repartição das despesas. O desenvolvimento da despesa é um facto conhecido em todos os novos países, que tendem a completar a sua infra-estrutura na educação, na assistência, na saúde, e em muitos outros aspectos da vida social. Não surpreende pois o aumento de despesa. A única objecção que se poderá fazer provirá de se gastar dinheiro em coisas inúteis ou adiáveis num momento em que ele não abunda. Evitar essa fraqueza deve ser finalidade de quem governa.

Em 1962 as despesas repartiram-se como segue:

Duas rubricas se destacam no quadro: a de administração geral e fiscalização, a que se aludiu acima, com um aumento de 2668 contas, e a de exercícios findos, em que o total atingiu 8744 contos, mais 3093 contos do que em 1961. Estás duas rubricas representam grande parte do acréscimo total. A primeira será analisada mais adiante.

O caso de exercícios findos resultou de pagamentos de natureza militar que ficaram em dívida no ano anterior. Os consumos financeiros dividem-se muito irregularmente. A administração geral e fiscalização utilizou 28,7 por cento das despesas e os encargos gerais 21,8 por cento, num total em ambos de 50,5 por cento, mais de metade.

Podem comparar-se as percentagens que cabem a cada capítulo no quadro seguinte: