Todos os serviços aumentaram as suas despesas, excepto os serviços militares.

Tirando os de administração geral e fiscalização, de que já se falou e que representam 31,7 por cento do conjunto da despesa, há aumentos substanciais na dívida pública (mais 1066 contos) e noutras rubricas que acusam verbas

superiores em 760 contos nos encargos gerais e mais de 500 contos nos serviços de Fazenda, serviço de justiça e serviços de fomento. Espera-se que afrouxe esta tendência para maiores despesas, acentuada nos últimos anos. A seguir indicam-se as percentagens de despesa que cabem aos diversos serviços:

Dívida da província Já têm relevância na vida financeira da província os encargos da dívida, que atingiram 12,3 por cento da despesa em 1962. Com as perspectivas em vista os encargos ainda tendem a subir.

O empréstimo de 68 000 contos contraído há anos está reduzido a 54 400 contos. Adicionando outros empréstimos, o capital da dívida actualmente eleva-se a 137 150 contos. Se forem consideradas as previsões relacionadas com o financiamento de novos empreendimentos, a dívida poderá elevar-se em breve a perto de 200000 contos:

Assegurará o investimento remuneração suficiente para liquidar os encargos?

Classes inactivas A despesa das classes inactivas subiu ligeiramente para 2274 contos, liquidados como segue:

Contos

Como a receita de compensação de aposentação (contabilizada em reembolsos e

reposições) se eleva a 1308 contos, houve que recorrer às receitas gerais da província em 966 contos.

Administração geral e fiscalização Já se indicou que estes serviços consomem 31,7 por cento da despesa ordinária, num total de 18 462 contos.

As verbas de maior relevo são as da saúde e higiene, segurança pública e instrução, como se observa a seguir:

Contos

Serviços de Fazenda A despesa destes serviços foi como segue:

Deu-se um aumento sensível nos serviços aduaneiros. A despesa da justiça também aumentou para 1680 contos, de 1173 contos que fora em 1961 e 891 contos em 1960.