Em diversas despesas incluem-se variados gastos, alguns dos quais de grande interesse. Podem discriminar-se da forma que segue:

Contos

Alimentação, passagens e vestuário de presos indigentes ..... 3 423

Restituição de rendimentos indevidamente cobrados ..... 1 587

Manutenção do campo de trabalho de Chão-Bom, em Cabo Verde .. l 000

Manutenção do campo de trabalho de Missombo ................. 1 000

Despesas com o empréstimo para a construção do edifício do Instituto de Medicina Tropical e seu apetrechamento ......... l 708

Comissão provincial de auxílio as populações deslocadas ... 3 219

Os Institutos de Investigação Científica, Médica e Agronómica consumiram perto de 20 000 contos.

Devem trabalhar naturalmente em colaboração com os Estudos Gerais de carácter universitário, já em funcionamento. Oxalá que lhes seja dado um carácter prático, em contacto com as realidades económicas e sociais da província.

A acção social e o Instituto de Assistência Social consumiram 25 715 contos. Houve também outros auxílios nos pescadores, ao fundo de apoio à pesca, a campos de trabalho (2000 contos), e outras verbas que, provavelmente, são o embrião de novas despesas.

Serviços autónomos Nos serviços autónomos destacam-se, no que respeita a volumes de receitas e despesas, a Direcção dos Portos, Caminhos de Ferro e Transportes. Mas a importância dos correios, telégrafos e telefones tem crescido ultimamente. Tem já a despesa total de 128 250 contos.

Ultimamente criaram-se mais dois serviços autónomos: o Conselho de Câmbios e o Laboratório cie Engenharia. Extinguiu-se o serviço de luz e água da cidade de Luanda.

No quadro seguinte inscrevem-se as despesas dos serviços autónomos que têm contrapartida igual nas receitas:

(a) Foram eliminadas da conta as cifras referentes ao serviço autónomo do luz o água do Luanda.

Apenas se nota menor despesa na exploração do vapor 88 de Maio (menos 425 contos). Esta exploração recebeu o subsídio de 1880 contos, inscritos nos encargos gerais. E exploração altamente deficitária.

Todas as outras explorações aumentaram a sua despesa e não requereram subsídios.

Portos, caminhos de ferro e transportes As receitas da exploração dos portos, caminhos de ferro e transportes atingiram 308 267 contos. Pertence aos portos mais de metade (154 521 contos).

A seguir indicam-se as receitas: