A redução das receitas extraordinárias projectou-se especialmente no menor recurso ao empréstimo, que tinha sido muito alto em 1961.

As receitas extraordinárias provieram das origens seguintes:

Contos

Se forem comparadas com as de 1961, notam-se maiores receitas do Fundo de Fomento de Angola (mais 64 686 contos), maior comparticipação dos saldos de anos económicos findos (mais 54 362 contos), menor recurso ao empréstimo (menos 391 384 contos) e menores receitas de outras proveniências.

Assim, os meios financeiros obtidos de empréstimos, que representaram 81,5 por cento das receitas extraordinárias, desceram para 64,1 por cento em 1962.

Postas as cifras em números absolutos, o recurso ao empréstimo, que se fixara em 975 739 contos em 1961, passou para 584 855 contos em 1962.

O parecer não vê inconveniente em que se utilizem empréstimos, mas devem sujeitar-se a duas condições fundamentais: a existência de disponibilidades financeiras susceptíveis de serem mobilizadas em condições que não afectem o mercado financeiro metropolitano ou ultramarino e o emprego das quantias mutuadas em empresas de grande reprodutividade. Qpõe-se à mobilização de recursos que não se subordinem a estas duas condições, por motivo de não obedecerem a política sã num momento grave da vida nacional. Estas condições prévias levam o parecer a analisar com cuidado o emprego das quantias obtidas por empréstimo, e aconselhar que não só elas, mas todos os recursos disponíveis, se encaminhem para empreendimentos altamente reprodutivos e tanto quanto possível dentro dos princípios de boa técnica.

Em 1962 as despesas extraordinárias somaram 928867 contos e foram liquidadas na forma que segue:

Contos

Saldos de anos económicos findos ................. 150 442

Contribuição do serviço autónomo de luz e água de

Os empréstimos, com 584 355 contos, formam um pouco menos de 63 por cento das despesas extraordinárias. A intervenção do imposto de sobrevalorizações reduziu-se a menos de 3000 contos, mas houve outros auxílios, incluindo os excessos de receitas ordinárias, com 17 175 contos. No quadro a seguir indicam-se as receitas e despesas extraordinárias durante certo número de anos, com a origem das primeiras e como se pagaram as segundas:

Nota-se a diminuição do empréstimo em relação ao ano de 1961.

Mas a quantia mutuada em 1962 ainda ultrapassa a de outros anos.

Angola durante muito tempo possuiu recursos que satisfizeram as suas despesas extraordinárias sem necessidade de recorrer a empréstimos, ou a eles recorrendo em fraca escala. Só nos últimos tempos se acentuou essa política. As receitas extraordinárias utilizaram-se do modo que segue.