«Ver tabela na imagem»

As mercadorias já mencionadas formam 41,3 por cento do total. Com os metais (10,9 por cento) a percentagem sobe para metade.

A situação era idêntica no passado. Na medida do desenvolvimento da província a necessidade dos produtos industriais não afrouxa. Percentagem relativa às quatro secções mencionadas que contêm máquinas e material de transporte, têxteis e metais e respectivas obras eleva-se a 52,2 em 1962, superior à de 1981.

Principais importações Uma grande variedade de produtos, principalmente de produtos industriais, forma a verba mais importante das importações. Do conjunto sobressaem os têxteis e as bebidas, em especial vinhos comuns, com soma que se aproxima de meio milhão de contos.

De um modo geral houve diminuição de importação nesses produtos, mas as compras de milho trouxeram um aumento de 57 100 contos, que só pode ser explicado por condições climáticas adversas.

A província tem óptimas condições pura ser um grande exportador de milho.

A seguir publica-se uma lista das principais importações.

«Ver tabela na imagem»

Nas mercadorias mencionadas apenas se notam aumentos na importação de milho e leite condensado. Mas a insistência na importação de bens de consumo e até de produtos do reino vegetal (mais 55,5 por cento do que em 1961) não é um bem.

Há, pois, lugar para grandes aperfeiçoamentos na produção. Existe consumo interno. À sua satisfação com produtos locais aliviaria muito a balança comercial.

Origem das importações A importação da metrópole aumentou pouco, cerca de 31 100 contos. Mas as mercadorias provindas do estrangeiro atingiram a elevada cifra de 2 584 261 contos, mais 161 600 contos. Representam 66,1 por cento das importações e produzem um elevado déficit na balança do comércio, como se verificará adiante.

No quadro a seguir indica-se a origem das mercadorias importadas:

«Ver tabela na imagem»

Este problema da origem das importações precisa de ser visto, tendo em conta a zona do escudo. Além da metrópole, os maiores fornecedores de Moçambique são a República da África do Sul (12,8 por cento), Reino Unido (9,6 por cento) e a Alemanha Ocidental (8,2 por cento). Mas muitos outros países exportam somas relativamente altas.

Talvez convenha destacar os que constam do mapa seguinte.