As amortizações somaram 65 294 contos e os juros elevaram-se a 54 402 contos - num total de 119 696 contos. No quadro que se publica adiante inscrevem-se os empréstimos contraídos pelos portos, caminhos de ferro e transportes:

O organismo recebeu de empréstimos 2 400 696 contos e deve actualmente 1 629 525 contos. As amortizações subiram a 771 171 contos. Os serviços dos portos, caminhos de ferro e transportes têm sido o esteio da economia moçambicana e talvez por isso se não tivessem desenvolvido com a intensidade precisa outras actividades produtoras.

Na verdade, a sua posição geográfica foi convenientemente aproveitada e serviu os interesses dos países vizinhos. Os portos de Lourenço Marques e Beira e os respectivos caminhos de ferro suo hoje organizações progressivas que cumprem a sua missão e constituem um exemplo das possibilidades técnicas nacionais.

Mas a província não pode continuar a depender apenas destes instrumentos de progresso. Precisa de intensificar a sua vida económica noutras esferas de acção. É indispensável que uma parte dos investimentos disponíveis sejam orientados para fins que melhorem as exportações e parece haver potencialidades minerais e agrícolas que assegurem um surto no comércio externo, orientado no sentido de reduzir o grande déficit da balança do comércio, que pareceu elevado para a balança de pagamentos. A acompanhar esta orientação não poderão deixar de se recomendar também pequenos esquemas de produção para o consumo interno nos moldes de alguns que parece terem produzido bons resultados. As receitas extraordinárias atingiram o seu mais alto valor em 1962, com 866 835 contos. Também os empréstimos atingiram um alto valor, porque se avizinharam de 500 000 contos (493 680 contos), sendo 22 000 contos de subsídio reembolsável.

Estas duas importâncias dão ideia do desenvolvimento orçamental da província.

Não incluindo os serviços autónomos, as receitas totais fixaram-se em 8 106 578 contos.

A receita total pode desdobrar-se da forma que segue:

de contos

Receita dos serviços autónomos ....... 1 878,9

Receita extraordinária:

Saldos de anos económicos findos ..... 177,6

Comparticipação dos caminhos de ferro, portos e transportes .......... 147,2

Os empréstimos representam cerca de 57 por cento das receitas extraordinárias. Incluem-se neles 22 000 contos de subsídios reembolsáveis. No conjunto, as receitas extraordinárias desdobram-se na forma que segue:

Contos

Imposto de sobrevalorizações ....... 21 488