Não se produziram alterações sensíveis na situação económico-financeira de Timor durante o exercício de 1962. A melhoria na balança do comércio não foi de molde a influir perceptivelmente na economia interna, tão baixo foi o alivio no déficit comercial.

No que se refere a receitas, a situação tomou um aspecto melhor, pois se retomou a ascensão que se verificara em anos anteriores, elevando-se o índice de aumento para 773 nas receitas ordinárias, de 648 em que se fixara em 1961, depois de um declínio acentuado em 1960.

Mas o problema de Timor subsiste e reside no desenvolvimento dos recursos internos, em especial dos relacionados com as possibilidades agrícolas, que parecem ter grande interesse.

Maiores produções de géneros de exportação garantida, como o café, que é de grande qualidade e tem compradores, mais volumosos abastecimentos da comunidade, quer da metrópole, quer do ultramar, de modo a minorar os efeitos dos desvios da balança de pagamentos da zona do escudo, são condições essenciais para o equilíbrio da vida de Timor.

Comércio externo A balança do comércio fechara com o déficit de 80 607 contos o ano passado.

Foi possível reduzir esse déficit para 73 046 contos em 1962. Mas esta cifra é muito alta ainda, pois que o total das exportações este ano não passou de 35 074 contos. Veja-se o facto de as exportações só liquidarem. 32,4 por cento das importações e também a gravidade de se importar do estrangeiro quase o dobro do total das exportações - 64184 contos importados do estrangeiro e 35 074 contos do total das exportações, dos quais apenas 19 278 contos se encaminharam para os mercados externos. O resultado é a necessidade de equilibrar a balança de pagamentos com empréstimos ou subsídios concedidos pela metrópole.

A seguir indica-se a importação e a exportação desde 1956, com os respectivos saldos:

Havia a esperança de que o déficit avultado descesse muito. Supusera-se que o ano de 1981 representava um caso especial. Mas a cifra de 1962 tende a vincular deficits altos.

O exame das cifras do quadro mostra que em 1961 sã produziu um acréscimo nas importações, que destoam muito das de anos anteriores, até de 1958 em que houve um máximo.

As importações em 1962 diminuíram em escala reduzida e as exportações aumentaram pouco.

Neste binómio reside a pequena diferença de um ano para outro. O quadro da balança comercial Tem a seguir: Nas importações há grande variedade de artigos, que vão desde os tecidos de algodão, com perto de 13 000 contos, até certo número de géneros relacionados com a vida industrial e os consumos, difíceis de serem produzidos internamente.

As principais importações em 1962 foram as seguintes: