A seguir dá-se o comércio da importação e exportação com diversos países:

O maior déficit é com a Ásia, e nele sobressaem, como se viu, Singapura e Hong-Kong. As vendas para a Ásia sobem a 6367 contos; as compras atingem 38 631 contos. Uma parte destas deve ser de origem europeia.

Balança de pagamentos Timor tem vivido de subsídios da metrópole, que financiam os seus planos de fomento. Alternativamente, os escudos enviados servem a balança de pagamentos.

O movimento da entrada e saída de cambiais consta do quadro seguinte:

(Ver quadro na imagem)

Os valores entrados são maiores do que os saídos, daí o saldo de 6 799 contos.

Mas deve notar-se que nas entradas o Estado figura com 46 274 contos, mais de metade do total. O comércio exportador apenas concorreu com 34 269 contos. A balança de pagamentos é equilibrada pelo Estado, visto só ter necessitado de 6 460 contos para pagamento de encargos em cambiais.

No quadro a seguir compara-se o movimento de entradas de cambiais, com origem na exportação e no Estado:

Nas saídas sobressai a importação (comércio) com 64 860 contos. B por muito a mais alta verba num total de 81 634 contos. Assim, o comércio entrega 34 269 contos por exportações e recebe 64 360 contos para pagamento das importações.

A balança de pagamentos processou-se da forma que segue:

Contos

Saldo que passou de 1960 ......... + 6 908

Transitará para o ano seguinte o saldo de 6800 contos, números redondos. As receitas de Timor atingiram este ano o alto nível de 129974 contos, mais 20831 contos do que em 1961. O aumento deu-se, em partes sensivelmente iguais, nas receitas ordinárias e extraordinárias, como se poderá deduzir do quadro que segue:

As receitas extraordinárias incluem empréstimos (cerca de 58 403 contos), bastante mais do que o ano passado.

Quanto às receitas ordinárias, o aumento pode considerar-se satisfatório se for comparado com o do ano anterior e o comportamento das receitas noutros anos.

A seguir inscrevem-se as receitas ordinárias desde a última década e dá-se também a cifra de 1938, para efeitos de comparação: