O consumo total de meios financeiros do II Plano de Fomento elevou-se a 154 055 contos. As dotações atingiram 300 584 contos.

Em Timor, como em Macau, houve planos ambiciosos, que não puderam ser realizados e que talvez o n fio devessem ser.

O dispêndio com o plano de fomento pode materializar-se nas seguintes obras e empresas:

O exame do quadro mostra a grande preponderância das dotações atribuídas a portos (103 229 contos) e a aeroportos e telecomunicações. Estas duas dotações, se realizadas, absorveriam 167 612 contos, num total de 300 584 contos.

A situação económica de Timor, tal como se expôs acima, necessita muito da valorização dos seus recursos.

Há, portanto, absoluta necessidade de melhorar as produções agrícolas, florestais, pecuárias e industriais.

Um esquema de produção é uma necessidade urgente. O plano não o considerou, e daí os fracos progressos realizados nesta matéria. Fará se verificar o ritmo de realização do plano, indicam-se a seguir as cifras, escalonadas por anos:

Utilização de empréstimos As obras do plano de fomento foram financiadas por empréstimos. O critério foi, como se afirmou, bastante generoso.

Trabalhos de urbanização e de saneamento, instalação de serviços públicos e, possivelmente,, despesas incluídas nas rubricas gerais de fomento pecuário, agrário e outras deveriam ser financiados por saldos de anos económicos findos ou até por força de receitas ordinárias. Por força de saldos de anos económicos findos realizaram-se os gastos seguintes:

Contos A conta fechou com um saldo de 9109 contos, obtido da forma seguinte:

Receitas ordinárias - Efectivamente cobradas....... 65 190

Receitas extraordinárias:

Subsídio reembolsável........... 58 403

Saldo. ......... . + 9 109

O saldo é a diferença entre as receitas e as despesas ordinárias, visto terem sido idênticas as receitas e as despesas extraordinárias. Já se aludiu ao uso dos empréstimos contidos nas receitas extraordinárias.

Saldos de exercícios findos O saldo disponível no fim do ano subiu de 9283 contos em 1961 para 12 010 contos no fim de 1962. Dos números seguintes deduz-se esta cifra:

Contos

Saldo negativo (exercício de 1948) .. 7 067

Saldo disponível........ 12 010 A seguir indica-se o emprego dos saldos de anos económicos findos durante um longo período. Em fins de 1962 o somatório desses saldos elevava-se a 124 936 contos. Tiveram a utilização seguinte:

Contos

Cobertura para créditos .......... 5 527

Liberação das quotas na Sociedade Agrícola Pátria e Trabalho, Lda., Empresa Agrícola Perseverança, Lda., e Empresa Agrícola de Timor, Lda."..... 1 531

Despesa derivada da alteração da ordem provocada por agitadores estrangeiros.. 1 462

Aquisição de dois navios para o serviço de cabotagem, um dos quais naufragou ... 5 789

Aquisição de aviões e alguns acessórios... 3 189

Despesas de reconstrução, reorganização e economia da província e fomento económico ..... 23 587