do Estudo proferiu na última mensagem de Ano Novo, dirigida a todos os portugueses. Repetirei essa frase - pois irá em abono do trabalho que tem desenvolvido o pessoal dos serviços florestais e aquícolas. Disse S. Ex.ª nessa mensagem:

Ainda me parecem dignas de ser referidas as visitas que fiz aos perímetros florestais de Basto, do Marão, do Geres e da Cabreira, pelo grande interesse que inegavelmente despertam e por evidenciarem um trabalho notável e pouco conhecido.

É dessas palavras que desejo partir para umas outras considerações que julgo deverem merecer a atenção de quem de direito. E ao mesmo tempo, para que desfilem aqui alguns indicadores que levem ao conhecimento do País o trabalho que lhe está a ser oferecido e que, realmente, pouca gente conhece. E nisto confio na própria divulgação que será feita pela sempre generosa imprensa e pelos não menos generosos restantes órgãos da informação - àquela e a estes rendendo eu, desde sempre, as minhas melhores homenagens.

Permito-me bosquejar uma panorâmica do campo de actividade e dessa própria actividade quanto aos serviços florestais do Estado.

Em 31 de Dezembro de 1962, a área dos perímetros florestais e matas nacionais afectos, no continente, aos referidos serviços estava em 521 532 ha. O que quer dizer que, sabendo-se que a área total de Portugal continental é de 8 886 000 ha, cerca de 6 por cento de toda essa área do continente está sob os cuidados técnicos e administrativos dos serviços florestais do Estado.

De toda a área florestal (os referidos 521 532 ha), estão arborizados 283 048 ha, o que representa 54 por cento da superfície dos perímetros e matas nacionais. Isso diz-nos, também, que a área arborizada pelos serviços florestais do Estado representa 3,2 por cento de toda a área de Portugal continental.

S. Exa. o Chefe do Estado, na sua referência, pôs em destaque uma superfície total que é de 12 por cento dos referidos perímetros e inatas nacionais submetidos aos cuidados técnicos e administrativos dos serviços florestais do Estado. E isso nos dará já uma ideia da vasta área a que S. Ex.ª não teve ensejo de se referir.

Tomemos a área arborizada pelos serviços florestais do Estado - os já citados 283 048 ha. Vamos ver, agora, o trabalho de arborização levado a efeito - esse trabalho que é exactamente o que muita gente ignora por esse País fora. Dividindo o trabalho de florestação referido em três partes, teremos:

condições para o trânsito de pessoas e veículos - vias essas que foram abertas pelos mesmos serviços para o cuidado e a exploração das matas constituídas, para as sementeiras e plantações de terrenos baldios, e de que se vão servindo as populações que vivem em aldeias alcandoradas nas montanhas e que só por esta forma viram facilitadas as suas comunicações com os centros urbanos.

Vozes: - Muito bem!

polícia, mas nas propriedades particulares, embora submetidas ao regime florestal. E isso nos dá o seguinte índice de cobertura humana dos perímetros e matas nacionais da metrópole submetidos aos cuidados técnicos e administrativos dos serviços florestais e aquícolas:

1 pessoa para cada grupo de 325 ha ou, claro, 3 250 000 m2!

Colonização Interna e Direcção-Geral dos Serviços Pecuários - essa percentagem vai aos 34 por cento.