De resto, as estatísticas de 1961 revelara o interesse pelos museus ou monumentos de França, através do número de entradas pagas em alguns desses estabelecimentos: Versalhes, 940 000; Louvre, 814 617; Sainte-Chapelle du Palais, 371 504; Abadia, do Monte de Saint-Michel (Mancha), 350 440; Fontainebleau, 292 092; Jeu de Paume, 242 303; Castelo do Haut-Koenigsbourg (Baixo Reno), 208 186; Trianons, 192 998; Castelo de Chambord (Loire-et-Cher), 190 468; Castelo d'If, em Marselha (Bocas do Ródano); 162 938...

Os números são igualmente expressivos para a Itália, conforme se pode concluir do seguinte quadro (cf. Statistica del Turismo, n.º 49/50):

Ainda aqui, aliás, se pode exemplificar com a Espanha. «Espanha, compêndio de arte, é um cartaz tão válido como o da festa dos touros ou o das praias do Mediterrâneo. Do Pátio dos Leões do Alhambra ao Mosteiro de S. Lourenço, do Escoriai, do Templo da Sagrada Família, de Barcelona, ou à cripta do Vale dos Caídos, são séculos de arte e de história. Mais: este cartaz artístico regionalizai-se. Se, por exemplo, o Museu do Prado contém as melhores colecções da pintura espanhola, logo a propaganda turística nos adverte de que se é verdade que Velázquez tem a sua melhor luz em Madrid. El Greco se completa em Toledo, Murillo continua a compreender-se melhor em Sevilha ou Zubaran no Mosteiro de Guadalupe.

Dir-se-á que o nosso património artístico não constitui um conjunto de grande valia. Mas a atracção turística completa-se na variedade dos seus recursos. Mais: é susceptível de se valorizar através da propaganda.

As estatísticas, talvez mesmo com certa dose de optimismo, re velam o pouco interesse que os nossos museus despertam (cf. Estatística da Educação, 1959):

Creio impor-se ainda uma política de descentralização quanto a estas manifestações culturais. Haveria, assim, toda a conveniência em estabelecer museus (ou estabelecimentos afins) em vários centros do País. O próprio recheio dos museus nacionais que hoje não é exposto poderia ser depositado nesses novos museus regionais.

Além da sua indiscutível projecção cultural, esta solução ajudaria a compor os cartazes de possíveis circuitos turísticos.