ria, com representação de todos os concelhos a ela directamente ligados, que vise essencialmente a solução dos inúmeros problemas que se deparam aos olhos de toda a gente.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Pelo que diz respeito à rede rodoviária de que dispõe o distrito, quero sómente observar a necessidade de melhorar eficazmente as estradas existentes, renovando e actualizando os seus traçados, de harmonia com as necessidades de circulação, e construindo todas aquelas que se vão tornando essenciais, e até imprescindíveis, como a que citei a ligar Aveiro à Murtosa. Deverei mesmo vincar que, sendo a densidade rodoviária do distrito, por quilómetro quadrado de superfície, de 803 m, logo a seguir à do Porto (996 m) e à frente da dos de Braga (707 m) e de Lisboa (701 m), não será lícito dizer-se estar a região mal servida de estradas, mas sim que deverão ser revistas de maneira a obter-se um total e útil aproveitamento dos vários centros turísticos nas suas interligações adentro e fora do próprio distrito.

A propósito poderei mencionar uma ligação que se impõe e tem sido apontada com todo o interesse, pois, embora o seu traçado de pequena extensão se faça já na j urisdição do distrito de Coimbra, interessa o de Aveiro, aproximando a bonita praia de Mira dessa zona admirável de valor turístico constituída pela Cúria, Luso e Buçaco.

Quanto à rede ferroviária, citarei sòmente como digno de nota o pouco recomendado estado da linha do Vale do Vouga, que funcionalmente é de molde a suscitar os maiores reparos a todos os seus utentes e que se espera vir naturalmente a desaparecer, prestigiando a organização e dando-lhe uma maior utilidade, pois o contraste é flagrante com o estado actual da linha do Norte, que serve os maiores centros populacionais do litoral do distrito.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: antes de terminar esta fastidiosa exposição (não apoiados), não quero deixar de manifestar a minha fé em que vamos empreender com êxito essa arrancada, que urge aproximar-nos dos países da vanguarda do turismo europeu, ou pelo menos sair da crítica posição de «lanterna vermelha», atingindo um nível mínimo de mediania. A localização e condições climatéricas do nosso país são de molde a podermos aspirar a um lugar ao sol, neste país de sol tão apreciado por todos os estrangeiros que nos visitam e que vêm encontrar nele ambiente de paz e tranquilidade tão necessário àqueles que fogem aos climas ingratos por si próprios ou transformados pelas desenfreadas paixões que intranquilizam a maior parte do Mundo.

Auguro, pois, sucesso na empresa e concordo plenamente com as palavras de S. Ex.ª o Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho quando diz que «se aproxima a hora decisiva da indústria turística em Portugal».

E já que invoquei o nome de S. Exa., quero desta tribuna dirigir-lhe um convite especial, e que é o da visita com pormenor a essa privilegiada região da ria, que tenho pena de não poder realçar a traços dignos de poeta neste local, pois para tanto não basta o amor que lhe tenho como filho; visita da qual resultará, sem dúvida, estou convicto, uma tal apreciação de recursos e possibilidades que S. Ex.ª não deixará de lançar sobre ela igual atenção àquela que lhe merecem outras zonas do País já citadas, pois a sua traça turística original bem o justifica.

O povo de Aveiro, hospitaleiro como é, saberá receber S. Exa., e confia.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador, foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão.

O debato continuará amanhã sobre a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 30 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso.

Agostinho Gonçalves Gomes.

Alberto Carlos de Figueiredo Franco Falcão.

Alberto da Rocha Cardoso de Matos.

André Francisco Navarro.

António Augusto Gonçalves Rodrigues.

António Burity da Silva.

António Calheiros Lopes.

António Manuel Gonçalves Rapazote.

António Moreira Longo.

Armando Cândido de Medeiros.

Armando José Perdigão.

Carlos Monteiro do Amaral Neto.

D. Custódia Lopes.

Henrique dos Santos Tenreiro.

João Nuno Pimenta Serras e Silva Pereira.

Joaquim de Sousa Birne.

Jorge Manuel Vítor Moita.

José Alberto de Carvalho.

José Dias de Araújo Correia.

José Fernando Nunes Barata.

José Manuel da Costa.

José de Mira Nunes Mexia.

Júlio Alberto da Costa Evangelista.

Júlio Dias das Neves.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Manuel Amorim de Sousa Meneses.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

António de Castro e Brito Meneses Soares.

António Gonçalves de Faria.

António Júlio de Carvalho Antunes de Lemos.

António Tomás Prisónio Furtado.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

Belchior Cardoso da Costa.

Carlos Emílio Tenreiro Teles Grilo.

Elísio de Oliveira Alves Pimenta.

João Mendes da Costa Amaral.