sanato, o seu folclore, as suas estâncias hidrotermais, a sua paisagem deslumbrante, que, com a sua vastidão, delicadeza e suavidade, perduram longamente no espírito de todos aqueles que por lá passaram.

O Sr. António Santos da Cunha: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E tudo isto em grande parte se pode dizer situado no distrito de Braga, uma das mais belas terras de Portugal.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

beleza e a imponência da paisagem confere a esta terra condições excepcioais para que passe a constituir um dos atractivos turísticos da maior relevância.

Um plano turístico devidamente estudado, com a colaboração dos serviços florestais e as empresas das grandes barragens do Cávado e do Rabagão, permitiria não só admirar o quadro extraordinário que da serra de desfruta como a prática da caça, da pesca, dos desportos aquáticos, etc. Até para os entusiastas do montanhismo a serra oferece, talvez como nenhuma outra em Portugal, a possibilidade da sua prática.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - É urgentíssimo cuidar das vias rodoviárias que dão acesso ao Geres, beneficiando-as no seu traçado e alargamento das faixas de rodagem, permitindo estabelecer excelentes circuitos turísticos.

De excepcional importância seria para o Geres e para toda a região bracarense a abertura da fronteira da Portela do Homem, ...

Vozes: -Muito bem!

O Orador: - ... velha aspiração das populações raianas, quer de Portugal, quer da Espanha, facilitando ainda o afluxo de turistas por estabelecer a mais rápida ligação com Orense e outras localidades espanholas, estando já a estrada do lado espanhol em boas condições para uma fácil e imediata concretização desta importante medida que urge tomar.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Por um dever de justiça não posso deixar de pôr em relevo a acção meritória dos serviços florestais, que possibilitou, com a abertura de estradas, agradáveis circuitos turísticos pela serra, facultando assim fácil acesso, por automóvel, a alguns pontos dos mais impressionantes pela sua beleza.

Vozes: -Muito bem!

O Orador: - Sei que o Sr. Ministro das Obras Públicas está interessado na valorização do Geres, pelo que o esclarecimento de certos aspectos relacionados com o plano de urbanização da estância terá certamente muito em breve adequada efectivação com a presença de S. Ex.ª no Geres.

O problema hoteleiro, tortura quase geral, merecerá em conjunto, na parte final da minha intervenção, uma referência especial.

Transportando-nos agora ao concelho de Guimarães, duas estâncias se nos deparam, com tradições que as impuseram como termas cosmopolitas. É o caso especial de Vizela nos tempos que dispunha do seu casino e em que a afluência de aquistas atingiu um volume considerável. Com uma situação que a coloca a 9 km de Guimarães, 31 km de Braga e 50 km do Porto, permite circuitos turísticos de grande interesse, bem como as Taipas, na margem direita do rio Ave, a 7 km de Guimarães, 14 km de Braga e 56 km do Porto. Em qualquer delas se nos deparam aqui e além vestígios romanos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A poucos quilómetros de Braga, apenas 18, vamos encontrar as Termas de Caldelas, onde surgem evidentes os sinais de fixação dos Romanos naquela região, devendo-se a primeira indicação referente a estas águas a um farmacêutico do Convento do Carmelo, de Braga.

Quase rodeada por montanhas, a estância sente-se abrigada a norte pelas colinas de S. Sebastião e da Peneda, a este e sul pela montanha de S. Pedro Fins, estendendo-se noutro sentido o fértil vale de Alvito, com vegetação exuberante.