Aos preços médios praticados em 1963, a refinação de contingentes já previstos para o triénio 1965-1967 deixará no País as divisas:

Total ....

De harmonia com a orientação exposta, foram propostos para o próximo triénio, os seguintes investimentos:

Instalações Cabo Ruivo .....

Totais ....

Cerca de 60 por cento deste investimento corresponderá a aquisições feitas em Portugal.

Relativamente à incidência do novo empreendimento no quadro da mão-de-obra, prevê-se que ela virá dar ocupação a mais de 700 pessoas, das quais 70 por cento serão operários.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Ligado aos combustíveis líquidos e gasosos e para assegurar a distribuição dos crescentes volumes que o mercado metropolitano requer, inscreve o Plano 586 000 contos a serem cobertos por autofinanciamentos das companhias distribuidoras.

Ainda em relação à indústria refinadora salienta-se a necessidade de actualizar alguns aspectos da sua regulamentação, nomeadamente à proibição de importação pelos concessionários de produtos acabados e ao regime de reservas obrigatórias.

Antes de passar a outra rubrica desejo salientar a necessidade de efectuar estudos sobre a evolução a longo prazo deste sector.

Sr. Presidente e Srs. Deputados: a continuidade do programa térmico que se desenha poderia levar a pensar que, por alturas de 1972-1973, fosse de considerar a entrada em serviço de novos grupos térmicos clássicos, para além da próxima grande centrai térmica do Sul. Este facto, conjugado com as perspectivas de aproveitamento da energia atómica em Portugal, conduz à consideração do problema da competividade entre centrais nucleares e centrais térmicas convencionais, para as condições de integração na rede prevista para essa época de 1972-1973.

Em determinadas condições e para certas zonas dos diagramas de cargas de vários países ou regiões, as centrais termonucleares já virão a produzir em futuro próximo energia eléctrica de custo mais baixo do que a obtida com os combustíveis fósseis, óleos, carvões e gás.

Com grupos térmicos convencionais ,de 250 MW os encargos proporcionais à produção (mesmo com fuel-oil a 640$/t) seriam da ordem de $16/kWh e baixariam para $03/kWh a $06/KWh nas termonucleares.

Quanto aos custos de 1.º estabelecimento, os das centrais nucleares estão a baixar em ritmo acelerado.

Para o nosso caso, a escassez de combustíveis clássicos na metrópole, as apreciáveis reservas metropolitanas de urânio, com um valor energético global compreendido entre 130 000 GWh e 340 000 GWh (sem reciclagem), se gundo o tipo de reactor, e o aumento de potência térmica de que vamos necessitar conduzem à provável vantagem de integrar um grupo nuclear na nossa rede dentro dos próximos dez anos e a seguir à conclusão da central térmica do Carregado.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Os progressos realizados ultimamente nos reactores nucleares aumentaram muito o interesse por estas novas fontes energéticas, prevendo-se que a potência eléctrica das centrais instaladas suba de 3400 MW em 1963 para mais de 14 000 MW em 1969.

A Espanha tem em montagem um grupo nuclear de 150 MW (e), que deve entrar em serviço em 1967.

A Nuclenor, composta pela nossa vizinha Iberduero e pela Electra de Viesgo, tom já o projecto concluído e espera adjudicar em Fevereiro próximo o fornecimento de um grupo nuclear de 300 MW (e) a instalar nas margens do Ebro, a que se seguirá novo grupo de 300 MW (e), e a Cenusa, que é composta pela Companhia Sevilhana de Electricidade, a Hidroeléctrica Espanhola e a União Eléctrica Madrilena, está a estudar dois projectos de centrais nucleares de 250 MW (e) cada, para construir um nas margens do Tejo, a 85 km de Madrid, e o outro no Gua-dalquivir.

Para nós há necessidade de preparar os Portugueses para o aproveitamento dos benefícios da energia atómica e preparar a indústria nacional para o fabrico, em parte apreciável, do equipamento das futuras centrais nucleares.

A produção nuclear feita com urânio nacional trará maior segurança ao abastecimento de electricidade.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Mas a nossa economia e o nosso povo só aproveitarão bem as possibilidades criadas pela energia atómica se o País tiver um mínimo de preparação em quadros de pessoal, meios industriais e legislação, principalmente no domínio da segurança no trabalho e dos seguros.

Por isso, ao fazer-se o planeamento para o período de 1965-1967 não poderá ignorar-se esta nova fonte energética e as suas múltiplas incidências na actividade nacional.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A Junta de Energia Nuclear apresentou um quadro de investimentos a realizar no triénio, dividido em dois capítulos:

1.º Actividades directamente relacionadas com as centrais nucleares (estudos comparativos dos diferentes tipos de centrais nucleares, estudo dos ciclos de combustível, actividades industriais relacionadas com estas centrais, preparação de pessoal e preparação de projectos);

2.º Actividades de valorização das riquezas nacionais em combustíveis nucleares (retirar amostras de minérios para estudo do seu tratamento químico e valorização de matérias-primas nacionais que interessem à energia nuclear)..