a pouca sorte de o ano de 1970 ser muito seco, porque se não o for até poderemos ter excedentes de electricidade. Para 1971 poderia entrar o sistema hídrico que o estudo venha a aconselhar, a central térmica de Rio Maior, se vier a ser considerada de interesse, e o 3.º grupo do Carregado. O 3.º grupo do Carregado só viria a ser necessário em 3971 e, por isso, não será preciso prever no período de vigência do Plano Intercalar qualquer verba especial para a sua construção.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Para o esquema que propomos o programa de investimentos a considerar com carácter prioritário deverá ser o seguinte:

Programa de construções proposto

Bemposta, Távora, Tapada do Outeiro e Carrapatelo (com eclusa). Vilarinlio das Furnas ....

Fratel ....

Baixo Mondego ....

Total ....

Seria mais cómodo escolher outro esquema com maior predomínio da componente térmica, mas isso seria menos proveitoso para a vida da Nação e até contrário à orientação expressa no projecto do Plano, com a qual se concorda e que vem referida no n.º 14:

Ao fixar os objectivos concretos para o triénio, defrontou-se o problema fundamental de definir o chamado «equilíbrio hidráulico-térmico» que deveria visar-se. Nas circunstâncias actuais, afigurou-se que tal equilíbrio deveria ser condicionado pela manutenção de um ritmo de construções de novos aproveitamentos aproximadamente constante, de forma a não provocar perturbações nos níveis de emprego, nem nas múltiplas actividades, industriais e de investigação, que se desenvolveram como consequência da importante expansão que tem conhecido o sistema hidroeléctrico nacional.

A inclusão no Plano dos aproveitamentos hidroeléctricos que indicámos viria produzir energia não importada e mais barata do que a térmica, e todos os benefícios regionais que se conhecem (haja em vista os fins múltiplos do Baixe Mondego, o enorme interesse da navegabilidade do rio Douro, etc.); além de tudo isso, a sua inclusão evitará grandes crises na vida económica e social da Nação, porque os últimos anos estas obras têm garantido trabalho a cerca de 10 000 pessoas, a quem se distribuíram por ano cerca de 200 000 contos de ordenados e salários, e têm sido comprados à indústria nacional, para estas obras, fornecimentos com um valor anual médio de 230 000 contos, fornecimentos de ferro, cimento, madeiras, transportes, etc.

A Câmara Corporativa, sem atender a estas implicações, sugere no quadro «Situação do programa da electrificação», e principalmente em relação ao 3.º e 4.º grupos do Carregado, uma cadência de realizações térmicas que, no parecer dos especialistas que se debruçaram atentamente sobre este importante problema, não respeita o equilíbrio hidráulico-térmico que o projecto do Plano preconiza.

O Sr. Veiga de Macedo: - Muito bem!

O Orador: - A própria. Câmara Corporativa admite que os estudos a completar poderão vir alterar o programa por ela sugerido.

Ao ritmo proposto por DÓS preconizado no projecto de Plano impulsiona-se o desenvolvimento regional, evitam-se crises de trabalho e das múltiplas actividades industriais e ainda teremos obras hidroeléctricas para fazer durante os próximos 25 anos.

A Câmara Corporativa, ao estabelecer, no quadro - resumo das obras que sugere, as interdependências dos vários projectos com os outros sectores, relaciona com as obras hidroeléctricas apenas as indústrias de construção e mecânicas, mas as suas implicações são mais vastas; no quinquénio de 1958-1962 o contributo anual médio de algumas actividades nacionais para as obras hidroeléctricas foi:

Combustíveis líquidos ....

Electricidade ....

Explosivos e barreuas ....

Madeiras ....

C. P. e camionagem ....

Linhas de transporte ....

Equipamento nacional ....

Aço para betão ....

Cimento ....

Total ....

em cada ano, além dos efeitos benéficos destas obras para o desenvolvimento regional.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Acerca do mito do esgotamento próximo do potencial hídrico, em que alguns falam, há uma palavra a dizer: em ano médio o valor potencial teórico da energia dos nossos rios foi avaliado em 27 000 GWh, dos quais se tem estimado que uns 15 000 GWh poderiam ser obtidos de aproveitamentos com interesse económico e dimensão apreciável. Este número poderá ser ampliado,