ou menos obtusamente rotulados, e finalmente ainda areias, mas que não tenho a certeza se entre virá também, absurdamente, pura sílica.

Mais se poderia dizer de aspirações e promessas consoladoramente abertas no futuro, mas elimina-se e seu juízo, para não alongar em demasia a intervenção.

Sr. Presidente: Teria muito prazer em prestar conveniente elucidação sobre potências -em reservas e valores - que o subsolo do País pode consentir ao reforço da sua economia. Mas este é infelizmente um problema que tem por enquanto muito pouco de desvendado, porque está por fazer a quase totalidade da respectiva inventariação.

Assim, perante a impossibilidade de melhor, limito-me ao apontamento de alguns elementos que se conhecem e faço-o até num justificado desejo de diminuir indevidos cepticismos:

Sabe-se ]á que há. mas deve haver muco mais, 70 milhões de tonaladas de pirites de pirites de ferro cupríferas, com o valor aproximado de 14 milhões de contos (desde já se esclarece que este valo e os que se seguem significam apenas ordem de grandeza aos preços mais ou menos actuais do mercado e são valores mineiros no local);

Igualmente se sabe que há, pelo menos, mas deve haver muito mais, 60 000 t de volframites, com o valor de 2,5 milhões de contos;

Da mesma forma, 40 000 t de cassiterites com o valor de 3,2 milhões de contos;

450 milhões de toneladas de minérios 44 ferro, com o valor de 40 milhões de contos;

30 000 t de minérios de ouro e prata (em concentrados), com o valor de 250 000 contos;

6000 t de óxidos de urânio, com o valor de 2 milhões de contos;

1.6 milhões de toneladas do complexo zinco-chumbo-prata, com o valor de 700 000 contos (?) (impossível ter certificado o número);

3 milhões de toneladas de minérios de manganés, com o valor de 1 milhão do contos;

40 milhões de toneladas de carvões, com o valor de 6 milhões de contos;

500 milhões de toneladas de sal-gema com o valor de 45 milhões de contos;

20 milhões de toneladas de diatomffes, com o valor de 3 milhões de contos.

Sabe-se ainda que em argilas, em calcários, em margas lousas, em granitos e em mármores são muito mais o engenho dos homens e a oportunidade das aplicações que lhes podem imprimir o ritmo da as reservas são incalculáveis.

Mais do que quanto se apontou, há sobretudo, o reconhecimento de que muito está por arrumar e demonstrar do profundo repositório da terra portuguesa; novos jazigos que estão em plena definição e muitas zonas já classificadas de provável interesse meneralífero algumas das quais já referidas, que aguardam a possibilidade da prestimosa intervenção dós serviços de fomento da Direcção-Geral de Minas, aos quais o País já deve a revelação de notáveis concretizações.

Mas pelo que se verificou já, do pouco que pode dizer-se - repete-se -, mesmo assim, são centrais de milhões de contos, que se sabem, que Deus pôs e estão á nossa disposição nestes 89 000 km2 do ext remo ocidental da Europa.

Desta forma a nós sinceramente parece que quem quiser insistir em que este subsolo é paupérrimo, ou simples e indevidamente afirma por ignorância de causa, ou faz-se eco de juízos de mau julgador.

Sr. Presidente: Começamos a entrar na parte final da nossa intervenção: alguns reparos à obstrução dos caminhos.

É um facto a extrema pulverização das actividades extractivas: são cerca de 1700 explorações e 1200 entidades que a elas se dedicam.

No número das explorações têm largo predomínio as pedreiras (1560), sendo, como antes se disse, de 140 o número de minas, com maior, menor ou ínfima actividade.

Mas repare-se que, de entre todas aquelas entidades, a quase totalidade - 92.2 por cento - têm ao seu serviço apenas 1 a 20 pessoas; 5,4 por cento, 20 a 100 pessoas, e só 2,4 por cento mais de 100.

Esta a expressão da vida activa.

Por outro lado, muito mais de 600 concessionários buo detentores do número já referido de 2949 certezas de franco êxito.

Já tive ocasião de referir nesta Assembleia que o aperfeiçoamento da ética industrial mineira requer basicamente o desenvolvimento e a actualização de certos critérios e princípios du actual legislação mineira, desenvolvimento e actualização até naturalmente impostos pela evolução dos tempos e da- exigências e ainda pelo reconhecimento da inabilidade de alguns efeitos.

E desta forma não tenho dúvida em insistir que deverá competir à legislação.

Avultar a importância do princípio do valor industrial já existente, desenvolvendo-o na precisão de um condicionamento que o determine, de forma a tornar impossível o rara a concessão de áreas de interesse económico desconhecido ou nulo, embora seja de admitir principio novo de de regime transitório de concessão provisória a prazo e

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Reduzir a possibilidade ao sub extractiva detentor e renovador profissional dos [...], refere retinência, com a simples mira de negócio, tria cerâmica; ficas sem nelas exercer qualquer séria invdem, altamente trariar a retenção das minas paradas.

afecção crónica - para este efeito afigua menção de 6300, salutar a simples elevação do imposto consome 55 000 consócio de 250$ por mina com a área de

Vozes:- Muito bem! os está registada com

As a exportação arre