Neste campo é necessário que a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, para este efeito criada, acelere e dê maior âmbito à sua acção de modo a cobrir todos os casos possíveis de silicóticos com garantias adequadas.

Sr. Presidente: As linhas orientadoras da actividade do sector e os programas de realizações industriais precisam de ser servidos por uma estatística eficiente e por estudos económicos sectoriais; há, por isso, necessidade de melhorar as estatísticas e os estudos económicos e de prospecção dos mercados, para com os seus resultados se poderem corrigir a tempo distorções de actuação e sobre eles alicerçar decisões bem fundadas por parte dos empresários e dos responsáveis pela administração geral. Os industriais, no seu próprio interesse, podem facilitar a compilação rápida e certa de elementos estatísticos que documentem a evolução económica a tempo de corrigir as distorções.

O comércio exportador precisa de ser orientado e fiscalizado, pa ra que o que sai do País tenha nível de qualidade que honre o nosso comércio e mantenha e robusteça a confiança dos mercados externos.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: Ao falar da indústria extractiva não posso deixar de salientar a riqueza mineira de Trás-os-Montes e a necessidade da criar condições ao seu aproveitamento económico.

O exame da carta mineira da metrópole mostra que se localizam aí as maiores minas de ferro do País, Moncorvo, Vila Cova e Guadramil, que estão ainda quase intactas, e acabamos de ter notícia de que novas e prometedoras ocorrências de minérios de ferro foram descobertas em Trás-os-Montes.

A região dispõe também de importantes centros produtores de volfrâmio, sendo os principais os da Borralha, Vale das Gatas, Cerva, Ribeira, Vale do Milho, Lagoaça e Pinhel, além de muitos outros mais pequenos.

O estanho também abunda na região, sendo as principais explorações a de Montezinho, a de Tuela (a mina de estanho mais antiga do País, onde os Fenícios já deixaram vestígios de exploração), a de Ribeira, a do Vale do Milho e a de Argozelo. Quanto à produção de ouro, mais de 90 por cento tem saído nos últimos anos das minas de Jales, localizadas no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Podem ser ainda de relevante interesse económico os mármores e alabastros de Vimioso, as lousas de Foz Côa, os quartzos e granitos da região e outras rochas se conseguirmos reduzir o custo dos transportes até à costa marítima.

Esta região também é de apreciável riqueza hidrológica em águas mineromedicinais e de mesa.

Todos os anos acorrem milhares de aquistas às termas de Chaves, Vidago, Pedras Salgadas, Carvalhelhos, Carlão, S. Lourenço, etc.

Temos águas tão boas como as de Vichy e outras de grande nomeada mundial, mas em muitas das nossas termas há um ar de desactualização e abandono, que carece de um olhar atento da administração pública.

As águas de Chaves, pela sua composição e propriedades, substituem as de Vichy.

O Sr. Teles Grilo: - V. Ex.ª dá-me licença?

O Orador: - Faça favor.

O Sr. Teles Grilo: -V. Ex.ª acaba de fazer uma reforma às termas dessa bela cidade transmontana que é a cidade de Chaves. E, ao fazê-lo, abordou o problema da desactualização que ocorre em outras termas portuguesas.

Quanto a estas nada sei em concreto. Mas quanto às termas de Chaves, e visto que sou flaviense desde há vinte anos -pelo coração só, note-se-, acho azado o momento para dizer a V. Ex.ª que esse problema está a merecer muito interesse e a causar sérias preocupações à actual proprietária das termas, que é nem mais nem menos que a Câmara Municipal de Chaves.

E o certo é que esse interesse já causou frutos concretos. Fosso dizer a V. Ex.ª que já está pronto o projecto do novo balneário, que será um estabelecimento dotado de todos os requisitos técnicos modernos e com capacidade para permitir 80 banhos simultâneos. Além disso, prevê-se também a construção de um novo hotel, o Hotel das Termas de Chaves. E num futuro mais longínquo será construída uma piscina de água quente e fria. Isto sem falar na buvettc moderna já construída e que apenas necessita de pequenos acabamentos e no estabelecimento de um parque tipo inglês, circundante das termas.

Estas realizações, concluídas ou projectadas, hão-de determinar forçosamente que num futuro mais ou menos próximo não possa dizer-se mais que as termas de Chaves estão desactualizadas. Talvez até nesse futuro se possa vir a dizer que as termas de Chaves são a rainha das estâncias termais portuguesas.

O Orador: - Agradeço a V. Ex.ª o valioso e interessante depoimento que trouxe a enriquecer a minha intervenção. Sou também, como V. Ex.ª sabe, frequentador e admirador das termas de Chaves, e ainda nesta última época balnear lá estive e vi, com o presidente da Câmara, os projectos das grandes realizações a que V. Ex.ª acaba de se referir. Por isso, tanto como V. Ex.ª, faço votos para que muito em breve eles se convertam em realidade e as termas de Chaves possam ser de facto a rainha das termas portuguesas.

O Sr. Teles Grilo: - Em nome de Chaves e em meu próprio agradeço a V. Ex.ª.

O Orador: - De um excelente trabalho sobre as Caldas de Chaves feito pelo Dr. Mário Carneiro, médico distinto e grande estudioso de hidrologia médica, a cuja persistente acção muito devem as Caldas de Chaves, reproduzimos um quadro que mostra as grandes analogias entre as águas de Chaves, as de Ems, na Alemanha, as de Teplitz-Schõnau, na Hungria, e as de Vichy, em França.

As três estâncias termais referidas neste quadro, com águas do tipo das de Chaves, são consideradas, pela qua-