A taxa de juro do mercado monetário mostrou tendência para elevação, segundo se depreende das cotações dos títulos de rendimento fixo, as quais baixaram levemente.

Balança de pagamentos O saldo positivo da balança de pagamentos da zona do escudo em 1963 elevou-se a 2 137 000 contos, sendo de salientar que a posição final das operações de capital se situou em 2 712 000 contos. Estas operações excederam, portanto, o saldo da balança em 575 000 contos, no ano anterior idêntico confronto atingira 1 034 000 contos. Consequentemente, verificou-se uma melhoria no resultado global das transacções correntes, que proveio principalmente dos invisíveis, conforme se pode observar no quadro seguinte:

turistas e da emigração.

No respeitante à comparticipação do ultramar para o resultado geral da balança de pagamentos da zona do escudo, registou-se melhoria em 1963, relativamente ao ano anterior, tanto nas transacções de invisíveis correntes, como nas mercadorias, embora o saldo nestas operações tivesse ultrapassado em pouco a quota-parte do referente a 1961.

Sector monetário Segundo os últimos elementos publicados, o conjunto dos meios monetários e quase monetários somava 70 113 000 contos no fim de 1963, com um acréscimo superior a 9 milhões de contos. Em valor absoluto, essa expansão deve corresponder a cerca do dobro da do produto nacional a preços correntes, conforme se depreende dos indicadores económicos disponíveis. Dado que a moeda legal evoluiu normalmente, a intensificação na criação de meios de pagamento produziu-se na moeda bancária, o que poderá vir a ter consequências no nível dos preços se as autoridades monetárias não tomarem as medidas adequadas para condicionar o seu progresso em relação às necessidades reais da economia nacional. Este é um dos aspectos sérios da actual conjuntura, e para ele se pede toda a atenção.

No quadro a seguir, onde constam os dados respeitantes aos meios monetários no último triénio, apura-se que os meios de pagamento sob a forma de depósitos à ordem aumentaram 6 163 000 contos em 1963, contra 3 218 000 em 1962.

O crescimento dos depósitos a prazo em 1963 foi levemente inferior ao do ano de 1952. A relação entre o produto nacional e os meios monetários aproxima-se da unidade, o que torna delicado o nível dos preços. Apesar do aumento da moeda legal não ter atingido 900 000 contos em 1963, 0 da emissão monetária cifrou-se em 1 437 000 contos. A diferença provém sobretudo do reforço do numerário em caixa nos estabelecimentos de crédito.

As restantes responsabilidades à vista do Banco de Portugal tiveram variações limitadas, nas quais avultam as que respeitam às contas das províncias ultramarinas e do Fundo Monetário da Zona do Escudo.

Na contrapartida das responsabilidades sobreleva o reforço de 1 052 000 contos da reserva cambial e o alargamento do crédito distribuído em 239 000 contos, conforme se pode verificar nos elementos que seguem: