Designação Contos 1962 1963

Ensino médio O ensino médio industrial é ministrado em três estabelecimentos, o comercial em três e o agrícola também em três.

O ensino médio industrial tem grande importância na actual conjuntura. Procura-se, na verdade, intensificar a industrialização do País, e já acima se referiu que o número de alunos e diplomados dos institutos industriais é extremamente baixo. A produtividade das indústrias não pode atingir nível adequado sem maior interferência de técnicos, e o engenheiro e o agente técnico desempenham funções basilares na eficiência das indústrias.

Neste aspecto da vida económica há um grande caminho a percorrer.

Quanto mais depressa esse caminho for percorrido, pelo menos parcialmente, mais reprodutivo será o investimento.

Escolas industriais e comerciais A despesa com as escolas industriais e comerciais subiu para 180 281 contos, mais- 15 926 contos do que em 1962:

Designação Contos 1962 1963 Mais(+) ou menos -) em relação 1962

Este quadro pode ser relacionado com um outro, publicado acima, que dá o rendimento do ensino médio industrial e agrícola.

Contos

Matérias-primas e produtos .. l 924

A evolução da despesa deste ensino tem sido rápida, em especial nos últimos anos.

No quadro seguinte dão-se as despesas das escolas industriais e comerciais:

Vê-se no quadro o aumento constante da despesa. O índice de 1963 atinge 454 em relação a 1950.

O esforço feito nos últimos anos não se circunscreve apenas ao funcionamento das escolas. Um largo plano de construções está em curso e têm sido inaugurados recentemente em muitas regiões do País edifícios novos, que se espera corresponderem às necessidades.

Em 1963 havia 152 escolas comerciais e industriais, sendo 95 do ensino oficial e 57 do ensino particular. Num total de 118 297 alunos que frequentavam as escolas, 111 685 pertenciam ao ensino oficial. A iniciativa particular parece não se interessar muito por este grau de ensino.

Concluíram o curso no ensino oficial 17 248 alunos nas escolas industriais e comerciais, o que é pouco, embora seja cerca de 15,4 por cento dos alunos matriculados. As escolas de ensino oficial distribuem-se irregularmente, concentrando-se no litoral, como se nota a seguir: