Designação Contos 1962 1963
Ensino médio
O ensino médio industrial tem grande importância na actual conjuntura. Procura-se, na verdade, intensificar a industrialização do País, e já acima se referiu que o número de alunos e diplomados dos institutos industriais é extremamente baixo. A produtividade das indústrias não pode atingir nível adequado sem maior interferência de técnicos, e o engenheiro e o agente técnico desempenham funções basilares na eficiência das indústrias.
Neste aspecto da vida económica há um grande caminho a percorrer.
Quanto mais depressa esse caminho for percorrido, pelo menos parcialmente, mais reprodutivo será o investimento.
Escolas industriais e comerciais
Designação Contos 1962 1963 Mais(+) ou menos -) em relação 1962
Este quadro pode ser relacionado com um outro, publicado acima, que dá o rendimento do ensino médio industrial e agrícola.
Contos
Matérias-primas e produtos .. l 924
A evolução da despesa deste ensino tem sido rápida, em especial nos últimos anos.
No quadro seguinte dão-se as despesas das escolas industriais e comerciais:
Vê-se no quadro o aumento constante da despesa. O índice de 1963 atinge 454 em relação a 1950.
O esforço feito nos últimos anos não se circunscreve apenas ao funcionamento das escolas. Um largo plano de construções está em curso e têm sido inaugurados recentemente em muitas regiões do País edifícios novos, que se espera corresponderem às necessidades.
Em 1963 havia 152 escolas comerciais e industriais, sendo 95 do ensino oficial e 57 do ensino particular. Num total de 118 297 alunos que frequentavam as escolas, 111 685 pertenciam ao ensino oficial. A iniciativa particular parece não se interessar muito por este grau de ensino.
Concluíram o curso no ensino oficial 17 248 alunos nas escolas industriais e comerciais, o que é pouco, embora seja cerca de 15,4 por cento dos alunos matriculados.