As duas grandes rubricas da despesa referem-se a pessoal e encargos, sendo a dos segundos bastante superior à do pessoal, como se pode verificar a seguir:

Em pessoal a despesa de 1963 aumentou cerca de 24 000 contos desde 1938, e a de encargos, perto de 32 000 contos. Ainda no último ano o acréscimo dos encargos foi superior a 3160 contos. A verba de pessoal concentra-se quase toda nos serviços centrais, com 22 764 contos. Mas o aumento de 1963 proveio das campanhas profilácticas, devido sobretudo ao combate à peste suína. A despesa destas campanhas atingiu 13 106 contos.

A seguir discriminam-se as despesas destes serviços:

Contos

Participação em cobranças de receitas........... 8 802

Além das anotações feitas acima, nada há a mencionar, visto as outras verbas se conterem nas importâncias do ano passado. A despesa deste estabelecimento é da ordem dos 6000 contos por ano e desdobra-se como segue:

Contos

Em relação a 1962 houve um pequeno aumento. Aliás, a despesa tem-se mantido em cifra idêntica nos últimos anos. Influem nela bastante os encargos com o gado e semoventes. Neste Laboratório os encargos de pessoal limitam-se ao assalariado. O outro faz parte do orçamento dos serviços centrais. O que conta, pois, na despesa do Laboratório, como se verifica a seguir, são os encargos:

Nos encargos houve uma economia de 476 contos, mantendo-se em idêntico nível as outras rubricas.

Estações zootécnicas Continua a aumentar a despesa destas estacões, que ultrapassou 7000 contos e se discrimina na forma que segue:Contos Em outras despesas as verbas mais volumosas referem-se às intendências e delegações pecuárias. Mas há ainda outras relacionadas com a avicultura, a reprodução animal, a tecnologia animal e postos zootécnicos.

Estes serviços têm uma grande missão a cumprir. Um país com insuficiência de consumo de carnes, e que apesar disso não consegue o seu abastecimento, apesar das possibilidades reconhecidas, precisa de organizar convenientemente a sua produção pecuária. Não faz sentido o que se está passando neste aspecto da vida nacional.

Receitas Inscrevem-se no capítulo de receitas consignadas verbas que se relacionam com os serviços pecuários.

Incluem receitas que normalmente cobram as diversas dependências e, ultimamente, depois da peste do gado suíno, há uma verba volumosa para este efeito, que atingiu 8234 contos em 1962 e subiu para 11 420 contos em 1963

As principais receitas consignadas são as que seguem: