Nos aeroportos subiu a despesa ordinária para 57 948 contos (mais 6185 contos) e desceu muito a despesa extraordinária, como se nota nas cifras seguintes, que se podem comparar com as de 1962:

A causa da descida está toda nos aeroportos de Lisboa, Porto e Madeira, visto ter havido reforço de verbas em outros aeroportos, como no de Faro, Santa Maria e S Miguel.

O total da despesa com aeroportos desceu de 242 647 contos em 1962 para 169 208 contos, incluídos os 111 260 contos de despesa extraordinária. Nestes serviços mantêm-se as despesas em cerca de 13 409 contos, assim divididos:

Contos

Correios, telégrafos e telefones As receitas e as despesas dos CTT nos últimos cinco anos são dadas pelo quadro seguinte:

Foi em 1948 que, pela última vez, a despesa ultrapassou a receita, com um déficit de 28 255 contos.

Os saldos positivos apurados ano a ano não podem interpretar-se sem ter em conta o principal objectivo dos serviços, que é o de satisfazer necessidades de ordem pública. Assim, não pode, por si só, impressionar a descida dos saldos, desde há três anos pois eles dependem do próprio conceito de receitas e de despesas, especialmente na arrumação contabilística das contas. Adiante se analisará com algum pormenor a conta, de modo a extraírem-se conclusões. Ao serem apreciados os fundos de reserva e as amortizações diversas ter-se-á ideia mais clara do que se acaba de escrever.

O cálculo dos índices das receitas e despesas anuais, com base em 1959, e a determinação das percentagens sobre as receitas são elucidativos:

Importa essencialmente ver em que medida evoluíram os serviços prestados, o que pode verificar-se no quadro adiante, onde se utilizam as rubricas mais expressivas:

No tráfego telefónico apenas foi considerado o serviço automático nacional do regime metropolitano a cargo dos CTT. Transformando este quadro de forma que mostre a evolução a partir de 1959, obtém-se:

Vê-se, por este quadro, que o acréscimo nas actividades mais importantes do tráfego postal e telegráfico é quase insignificante, outro tanto não sucedendo com o do tráfego telefónico.

Receitas Tomando o longo período de treze anos, e tendo por base 1938, para se determinarem os índices de evo-