A despesa das Casas do Povo elevara-se a 39 807 contos. O progresso em 1968 foi grande, o maior das trás rubricas. Também as caixas sindicais e de previdência aumentaram a sua despesa para 1 917 170 contos, que se desdobram da forma seguinte:

(a) Não inclui as despesas com a comparticipação à F C F - Serviços Médico-Sociais nem os saldos entregues no F N A F

(b) Não inclui a Caixa do Arquipélago dos Açores

Quase duplicaram as despesas desde 1959. Estas despesas não englobam as comparticipações na Federação de Caixas de Previdência - Serviços Médico-Sociais, nem os saldos entregues ao F N A. F , e nas caixas sindicais não se inclui a despesa da do arquipélago dos Açores.

Receitas e despesas No quadro adiante indicam-se as receitas e despesas dos organismos de previdência e o seu número, referido ao ano de 1963:

(a) Não Inclui as despesas com a comparticipação a F C P - Serviços Médico-Sociais nem os saldos entregues ao F N A F

O número de organismos elevou-se para 1047, incluindo 616 Casas do Povo e 325 sindicatos. Houve um acréscimo de 24 organismos, dos quais 19 Casas do Povo e 5 sindicatos.

Também o movimento de receita e despesa aumentou bastante.

Origem das receitas e despesas

Receitas As grandes fontes de receitas são os sócios beneficiários e quotizações, os contribuintes e os rendimentos próprios.

Nalguns casos as receitas não discriminadas somam quantia elevada, como nas caixas de reforma ou de previdência (207 285 contos)

A pouco e pouco os rendimentos próprios, juros, rendas e outros vão exercendo maior preponderância, com perto de 500 000 contos, em 1963, nas caixas sindicais e de previdência.

A origem discriminada das receitas consta do quadro seguinte:

(a) Receita Incluída na coluna respeitante aos sócios beneficiários ou quotizações

(b) Não Inclui a Caixa do Arquipélago dos Açores

Nas caixas de previdência (sindicais e de reforma), a parcela que corresponde aos contribuintes é muito grande.

Dada a importância dos meios financeiros movimentados, publicam-se a seguir as receitas das caixas, somadas