Num total de 24 116 contos, correspondem a territórios Nacionais 15 546 contos, ou 63 por cento. Para o estrangeiro e a navegação vai o resto (na navegação a [...] com 1678 contos, num total de 2176 contos). Não será possível aumentar os abastecimentos da navegação [...] outras mercadorias?

Balança de pagamentos A balança de pagamentos seria altamente deficitária não fora o auxílio da metrópole.

Em 1963 ela fechou com o saldo positivo de 6552 contos, com 5559 contos em 1962 e o grande saldo negativo de 1961, como se pode observar no quadro que seguidamente se publica:

Se forem examinadas as origens das entradas de cambiais, nota-se a influência das remessas da emigração e dos subsídios da metrópole.

Em 1963 o movimento de cambiais em moeda estrangeira e metropolitana consta do quadro seguinte:

Há a notar que as saldas para a metrópole em 1963 [...] as entradas e que em moeda estrangeira produziu um saldo apreciável 24681 contos nas entradas e 15 388 contos nas saídas.

Das moedas estrangeiras têm predominância o dólar U.S.A (13 873 contos), a libra inglesa (12 539 contos) o florim holandês (3695 contos) nas entradas. Há saldo positivo nas duas primeiras moedas, e foi desse saldo que resultou o equilíbrio.

Os saldos com estes países provieram da emigra-lo, e navegação no caso das libras inglesas.

[...]. A pequena actividade económica ocasiona pequenos [...]. A consequência imediata é a de baixas [...] ordinárias, muito modestas para as necessidades [...] do arquipélago.

Estas receitas têm sido auxiliadas pelas receitas extraordinárias, utilizadas em muitos casos na liquidação de despesas consideradas normalmente como devendo ser as pelas receitas correntes.

O sistema é defeituoso, mas torna-se indispensável porque é impossível alargar sensivelmente a [...]. O remédio é só um aumentar a produção de bens e serviços, modificar profundamente as condições económica da vida da província.

Em 1963 as receitas ordinárias somaram 70 877 contos, [...]668 contos as extraordinárias, num total de 109 545 contos.

Esta cifra é inferior à dos dois anos anteriores, por [...] sensíveis, mas a quebra deu-se nas receitas extraordinárias, que, em relação a 1962, diminuíram cerca [...]613 contos, e ainda mais em relação a 1961.

Será esta diminuição derivada das melho rias na eficiência ou de afrouxamento de trabalhos nos planos de renovação, se acaso existem?

As cifras, para os dois últimos anos, são as que seguem:

O aumento, de perto de 6000 contos, nas receitas ordinárias, ou cerca de 9 por cento, seria interessante se correspondesse a progressos nas actividades económicas. [...] pelas exportações, não parece que assim seja. O capítulo mais produtivo nas receitas ordinárias é o da consignação de receitas.

A sua influência, que era baixa antes da guerra, acentuou-se nos últimos tempos, e em 1963 atingiu o seu máximo.

Não é salutar esta evolução, porque mostra o pequeno desenvolvimento da dos dois grandes capítulos dos impostos directos e indirectos.

Nas receitas ordinárias, que somaram, como se viu, 70 877 contos, os impostos directos e indirectos não passam de 30397 contos (42,9 por cento).