Os encargos do empréstimo na Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência são liquidados pelo [...] metropolitano.

Governo da província Subiram cerca de 116 contos as despesas do Governo da província, que se distribuem como segue.

Contos

A verba de pessoal absorveu o aumento

Classes inactivas Nas classes inactivas as despesas nos dois anos foram idênticas 4348 contos em 1962 e 4356 contos 963 (apenas mais 8 contos)

Distribuem-se como segue

Contos

Total 4 756

O déficit nas classes inactivas é grande Em 1963 a compensação para aposentação elevou a 97 contos.

O déficit foi, pois, de 1959 contos, um pouco inferior 1962 (2186 contos).

Administração geral e fiscalização Nestes serviços o aumento foi de 1893 contos [...] as despesas terem subido para 23 573 contos, verifica nos números que seguem.

Examinando o quadro, notam-se reforços de verbas serviços de saúde, na instrução pública, nos vencimentos e nos serviços da segurança pública e Polícia Internacional. Estas quatro rubricas representam cerca de 90 por cento do total do aumento. Tanto a despesa da instituição pública como a da saúde têm melhorado gradualmente.

Serviços de Fazenda A diminuição de 22 contos proveio dos serviços aduaneiros (menos 348 contos), porquanto os da Fazenda aumentaram, como se nota a seguir. Os correios, telégrafos e telefones têm despesas .inscritas nestes serviços, que são muito afectados pelas suas variações.

As verbas que fazem parte do capítulo são pequenas. Mas deve dizer-se que as despesas extraordinárias são quase integralmente utilizadas em objectivos classificados como sendo de fomento.

Em 1963 as despesas foram as seguintes

A diferença para menos de 246 contos proveio quase toda dos correios, telégrafos e telefones. É de notar que paradoxalmente, os serviços de obras públicas diminuíram a sua despesa.

Os serviços de fomento necessitam de uma reforma profunda e para isso é indispensável utilizar o que se classifica como despesa extraordinária À despesa aumentou para 4156 contos e distribui-se como segue

Contos

A melhoria teve origem no Fundo de defesa