Os números mostram que em 1959 e 1963 os saldos se aproximaram de 30 000 contos, respectivamente, dotações da ordem dos 72 000 e 64 000

Súmula do II Plano de Fomento Há três verbas superiores a 100 000 contos na despesa do II Plano de Fomento a do plano rodoviário, a [...] Porto Grande de S Vicente o a do plano agro-pecuário

No quadro a seguir indicam-se as despesas do II Plano e Fomento.

O relator das Contas não tem elementos bastantes der apreciar devidamente os resultados obtidos com o [...] de tão elevadas somas.

A dotação mais volumosa é a das estradas, com 128 617 contos. Parece que a província, constituída por ilhas [...], estava em condições caóticas em matéria de comunicações rodoviárias e que houve o propósito de a [...] com elementos de transporte que permitissem o envolvimento de zonas inacessíveis. Os problemas que podem pôr respeitam ao custo alto de algumas vias comunicação e ao tráfego. Não seria mais vantajoso empregar parte das verbas objectivos que trouxessem rendimentos imediatos, [...] a instalação de certas indústrias?

Outra verba importante justifica-se e pode trazer [...] e rendimentos num curto espaço de tempo se a instrução do porto for seguida por instalações acessórios

que atraiam a navegação e por um programa que [...] abastecimento fácil em frescos, óleos e outros ao plano agro-pecuário, as cifras das exportações e importações permitem concluir que a sua influência não tem sido grande.

Terão os consumos da população aumentado tanto que [...] os resultados de melhor exploração agro-pecuária.

Há ainda, a considerar duas verbas de menor relevo - os «Estudos e aproveitamento dos meios de obtenção de água» e a dos «Aeroportos» Estes devem referir-se em [...] ao aeroporto do Sal, de grande importância na

Qualidade. Há verbas no orçamento da metrópole para efeito.

[...] aos 25 724 contos gastos na primeira rubrica, é soma relevante, pouco pode dizer o relator das Contas. A rubrica em [...], «Estudos e aproveitamento dos meios de obtenção de água», sugere diversos estudos e trabalhos. Seria vantajoso que fossem publicados os resultados obtidos com o gasto desta soma e enviados à Assembleia.

Conviria que se fizesse o estudo encunstanciado das verbas utilizadas no II Plano de Fomento. Uma apreciação crítica sobre o caminho trilhado poderia talvez evitar erros no futuro

Todo o Plano foi financiado por empréstimos

Outras despesas extraordinárias Estas despesas foram liquidadas por saldos de anos económicos e excessos de receitas ordinárias.

As obras de maior relevo foram

Contos O saldo de contas do exercício de 1963 eleva-se a 4355 contos. Obteve-se da forma seguinte

Contos

+4 434

- 79

O problema que se pode pôr ao apreciar este saldo, na forma como é apresentado, é o da utilização dos empréstimos que se destinaram totalmente ao II Plano de Fomento e o das próprias despesas ordinárias, na parte que se refere ao não pagamento dos encargos da dívida qua ficam a cargo da metrópole.

Saldos de anos económicos findos Estes saldos, que se utilizam todos os anos, dadas as deficiências nas receitas, foram utilizados em muitas obras e outros objectivos que não podem ser enumerados neste relatório.

As despesas por conta de saldos têm vindo a reduzir-se em cada ano na medida em que pioram as condições da província no aspecto financeiro.

As realizadas em 1963 desceram para 3308 contos, deixando disponíveis para usos futuros 5120 contos.

A seguir indicam-se os saldos, as despesas realizadas e os saldos disponíveis.