O grande saldo negativo é dado pela última coluna em cada ano. O agravamento, em especial em relação a 1961, ó manifesto.

Balança de pagamentos A balança de pagamentos esta em situação de desequilíbrio. As despesas militares têm-se amparado, mas o saldo negativo da balança do comércio é muito grande.

O saldo que transitou de 1962 era de 10601 contos. Assim, a posição cambial assume a forma que segue. Esclareceu a repartição provincial dos Serviços de Fazenda e Contabilidade da Guiné, que o saldo negativo o indicado e mais aparente que real, pois trata-se apenas da expressão da escrita do livro respectivo [...] que em 31 de Dezembro de 1969 aquela quantia (662 contos) [...] perfeitamente realizada, não tendo sido [...] (contabilizada) naquele mês contabilístico encerrado em 15 de Dezembro de 1963, nos termos legais. Havia, porém, comunicação telegráfica da cobrança, efectuada já depois de 15 de Dezembro.

Houve contabilisticamente o saldo negativo de 662 contos, que se afigura mais aparente do que real, dado que havia comunicação telegráfica da cobrança de cambiais.

Para o equilíbrio concorreram invisíveis derivados de mercadorias enviadas para o Senegal. Utilizaram-se 352 311 contos de cambiais, do modo que segue.

O comércio importador, com 270 758 contos, é de longe o grande consumidor de cambiais, como era de prever.

O Estado vem a seguir, mas deve notar-se a sua grande comparticipação directa ou indirecta na formação de cambiais. Apesar das condições actuais, foi possível elevar as receitas ordinárias por soma que, não sendo grande, ainda representa perto de 6000 contos (5730). Também as receitas extraordinárias aumentaram em relação a 1962. Deste modo, no conjunto, as receitas totais acusam acréscimo. No total, as receitas em 1963 subiram para 175 669 contos, mais cerca de 11060 do que em 1962.

Nas despesas há a assinalar idêntica subida, para 173 018 contos, mais cerca de 9800 contos do que naquele ano Este é o panorama geral da situação financeira.

Ora as receitas ordinárias haviam aumentado cerca de 7203 contos em 1962. Nos dois anos, apesar das circunstâncias, deu-se um acréscimo sensível. No quadro a seguir indica-se o movimento das receitas e despesas.

Contos

Estas cifras mostram certa vitalidade e talvez possibilidades futuras, logo que o sossego volte à província.

11. Viu-se que o aumento total das receitas se elevou a 11 060 contos, repartido pelas ordinárias e extraordinárias.

Convém verificar a origem destas últimas.

A influência dos empréstimos faz-se sentir em muito menor escala nesta província do que em Cabo Verde.

Em 1963 as quantias com esta origem somaram 26 [...] contos, mas há-de verificar-se mais adiante que a província vem amortizando normalmente a sua dívida [...] tanto não acontece no arquipélago vizinho