As duas verbas de maior relevo são as dos telégrafos e telefones e dos transportes aéreos. No exame das receitas verificou-se de correios, telégrafos e telefones. De 3510 contos em 1962 as receitas diminuíram para 2023 contos.

O déficit atingiu 425 contos. Os correios, telégrafos e telefones tendem para o tráfego mais reduzido, o que parece não estar de acordo com as condições da província. No caso dos transportes aéreos, o déficit não melhorou, pois subiu de 765 contos em 1962 para 809 em 1963, como se vê a seguir:

contos

Encargos gerais Ainda aumentou a despesa com encargos gerais para 10 046 contos, mais 368 contos do que em 1962 como se nota nos números que seguem:

As rubricas que concorreram para o aumento foram as do abono de família, as quotas-partes da província em encargos na metrópole e, em menor escala, os subsídios para rendas de casa. Já se notou o aumento da dívida, originado em empréstimos destinados ao financiamento dos dois Planos de Fomento.

O exercício de 1963 não foge à regra, com novos empréstimos que somaram 28 695 contos.

As despesas extraordinárias atingiram a soma de 37 562 contos e desdobram-se como segue:

Plano de Fomento contos

Saldos de exercícios findos .........5 522 34 513

Outras despesas extraordinárias

As verbas que constam do quadro destinam-se quase todas ao Plano de Fomento. Os empréstimos tiveram esse objectivo na sua totalidade e também se gastou no financiamento do Plano uma grande parte das outras receitas como se nota a seguir:

contos

Saldos de anos económicos findos ........5 522

Outras despesas extraordinárias Houve o gasto de 3049 contos em diversas despesas que se enumeram a seguir:

contos

Casas económicas ............... 354

Monumentos (restauro) ............ 67

Em outras despesas, num total de 2386 contos, as verbas mais importantes são as do recenseamento agrícola mundial (599 contos), as despesas com a visita do Chefe do Estado (400 contos), a aquisição de uma máquina para a Imprensa Nacional (499 contos), a aquisição da um motor (274 contos) e pouco mais.

II Plano de Fomento Nos dois Planos de Fomento, até 31 de Dezembro de 1963, utilizaram-se 245 873 contos, que foram financiados da forma seguinte:

Dos dois Planos de Fomento, pertencem ao primeiro 67 804 contos e 178 069 contos ao segundo A projecção do II Plano, a avaliar pelas cifras, é muito maior do que a do I Plano.

Os investimentos nos Planos de Fomento, num total de 245 873 contos, deveriam ter produzido efeitos muito benéficos na província Embora esta soma, aferida por investimentos em outros territórios, e até em Cabo Verde, seja pequena, as circunstâncias da província são propícias, ou deveriam sê-lo, a melhor reprodutividade. As condições, tal como se deduzem do comércio externo, não parecem ser muito melhores Provavelmente, os efeitos dos Planos de Fomento incidem sobre os consumos internos. No que se refere ao II Plano de Fomento, convém discriminar o movimento das verbas as dotações, os gastos e os saldos.

No quadro a seguir publicado inscrevem-se esses elementos para os cinco anos da sua vigência.