Quem se debruça sobre a vida económica - o que implica o estudo da vida política- de uma vasta província como Angola vê claramente, no fundo das coisas, insuficiências em diversos aspectos na orientação dos investimentos, na técnica, na engrenagem burocrática, na escolha de empresas a realizar nas dificuldade e morosidade com que se reorganizam outras.

Todos estes problemas devem ser estudados com amor e vontade de os resolver. Nunca foi perfeito o governo de um país, e a metrópole tem dado exemplos de descoordenação em muitas épocas da sua longa história. Mas no ultramar há menos ideias preconcebidas e deverá ser mais fácil dinamizar a vida económica.

Comércio externo O ano de 1963 ultrapassou todos os anos anteriores em matéria de importações, tanto em valor com em peso. A enunciação destes resultados é naturalmente consoladora. Mas, se se analisarem as cifras, não pode haver o grau de satisfação colhido à primeira vista Adiante será feito um exame crítico do comércio externo e se mostrará a necessidade de estudar alguns aspectos da actividade económica, de modo a dar-lhe melhor forma.

A soma das importações e exportações atingiu 8 941896 contos, mais 779 461 contos do que em 1962 Em peso, o comércio externo atingiu 2 181 502 t, cifra máxima de todos os tempos Foram mais 436 409 t do que em 1962.

A enunciação destas cifras, na sua crua significação, implica um movimento mais intenso, mas não pode significar a melhoria que precisa de ser atingida.

As importações aumentaram 313 412 contos e as exportações 466 049 contos O saldo positivo, que se elevou a 518 730 contos, é confortável e digno de registo. Mas deve considerar-se que a fonte de invisíveis é escassa em Angola e com tendência para sentido negativo.

A balança de pagamentos não apresenta, por esse motivo, a posição indispensável. No quadro seguinte indica-se o movimento do comércio, externo em peso e valor

É notável que a exportação, tivesse atingido l 842733 t.

Os minérios de ferro e as massas petrolíferas são a imediata. Dado o pequeno valor unitário destes dois produtos, o grande acréscimo no peso não teve as repercussões no valor que seria lícito.

Para tornar mais expressivo o movimento do em valor, isolaram-se a seguir os valores da m e exportação nos dois últimos anos.

O aumento do saldo foi de 152 637 contos a derivou de mais 466 049 contos na exportação, que serviram contrapartida ao acréscimo de 313 412 contos na importação. Os termos de troca do comércio externo agravaram-se em 1963. O progresso na exportação de Angola é feito na base de mercadorias pobres. Houve neste ano um grande aumento de peso, mas o acréscimo produtos de pequeno valor unitário. Daí resultou que o valor da tonelada importada subiu muito. A seguir indica-se o movimento da importação e exportação, sem toneladas e em valor unitário, durante certo número de anos.

Nota-se que o peso das mercadorias importadas tem vindo a diminuir, em especial nos últimos dois anos Em 1963 importou-se menos em peso do que em 1953. O valor unitário, que chegara a atingir 6349$ em 1954, subiu para o dobro, ou quase, em 1963. Assim se tem estabelecido uma diferença cada vez maior entre os saldos unitários da importação e exportação Os desta última atingiram em 1953 e 1954 a casa dos 6 contos e pouco a pouco se reduziram para 2567$ em 1963.

Verifica-se no exame das cifras da última década uma rápida quebra dos valores unitários da exportação e o aumento acentuado nos da importação.