Em 1954, como se viu, eram quase iguais A diferença entre eles em 1963 aproxima-se de 10 contos. Quais as causas destas grandes alterações nos termos do comércio? A introdução na lista das mercadorias exportadas dos minérios de ferro e do petróleo bruto -os primeiros caminham para 700 000 t e os segundos para 320 000 t - trouxe decréscimo sensível nos valores unitários da exportação São produtos pobres que fazem sentir a sua influência pelo seu volume.

Compare-se o peso exportado antes do início das exportações mineiras e depois.

No caso da importação, o valor unitário aumentou, devido, em parte, à entrada de produtos especializados, máquinas, ferramentas e diversos, necessários ao fomento económico, e outros requeridos por melhores consumos. Convém ter ideia da evolução dos saldos da balança do comércio de Angola durante uma longa série de anos Eles marcam as vicissitudes financeiras da província e, de um modo geral, dão as causas das dificuldades nas transferências Deve notar-se, como já se indicou acima, a falta de invisíveis, que apenas são ganhos, em contrário do que acontece em Moçambique, por um caminho de ferro, e pouco mais.

No quadro seguinte indica-se o movimento do comércio externo

Angola tem vivido do seu comércio externo. Os três últimos anos, com saldos positivos apreciáveis, até superiores a quase todos os anos anteriores, sofreram, contudo, abalos que requereram o dispêndio de vastas somas no exterior O seu pagamento fez-se pelos saldos da balança do comércio, por empréstimo para o Plano de Fomento e outros fins, contraídos na metrópole, e por investimentos particulares, além dos poucos invisíveis obtidos por actividade de transportes, e pouco mais. O peso das matérias importadas diminuiu 20 591 t, mas o seu valor aumentou 813412 contos Assim, o valor unitário, peso da tonelada importada, subiu para 12 432$ Fora 10 847$ em 1962.

Este agravamento reduziu o saldo positivo da balança do comércio.

Já se notou que Angola tem vindo a diminuir o peso das mercadorias importadas, com aumento do seu valor em contos. Assim, os valores unitários pioram de ano para ano.

Dá-se a seguir o peso, com o número-índioe na base de 1939 igual a 100, o valor em contos e o valor unitário em escudos.

Reportando as cifras a 1950, o valor unitário é muito maior do que o dobro O número-índice da tonelagem importada subiu de 307 para cerca de 853, apenas 46 pontos.

Não se vêem grandes possibilidades de melhorias nesta características das importações de Angola, e todo o planeamento futuro tem de as ter em conta e tentar atenuá-las. A qualidade da importação de Angola sobressai nìtidamente do quadro seguinte: