O índice relativamente a 1939 mostra que o aumento do peso exportado se acentuou a partir de 1957, começando os valores a decair. A evolução do índice indica o aparecimento de mercadorias mais pobres na exportação.

Depois de 1960, com a intensificação da lavra de minérios de ferro, o índice de aumento atingiu cifras cada vez maiores e os valores unitários desceram para pouco mais de 2567$.

Os minérios de ferio são explorados nas minas do Saia, na região de Malanje, de Cassinga e nas de Cuíma. Nas primeiras a extracção, em 1963, subiu a perto de 220 000 t e o transporte é feito por estrada para o caminho de ferro de Malane (estação de Camoma). O teor de ferro é da ordem dos 62 a 65 por cento.

Vai ser construído um ramal ferroviário ligando as minas de Cassinga com o caminho de ferro de Moçâmedes e será modificado o porto desta cidade de modo a permitir a atracação de grandes barcos. No caso de Cuíma, o transporte ainda se faz por estrada para o caminho de ferro de Benguela.

Há grande futuro para a indústria de minérios, de ferro.

Os inconvenientes resultam da situação geográfica dos jazigos, tanto no Norte, em Saia, como no Centro, em Cuíma, como no Sul, em Cassinga. Mas o elevado teor e outras características do minério podem vencer os inconvenientes.

De Cuíma e Cassinga exportaram-se 386 043 t pelo porto do Lobito e 54 400 contos por Moçâmedes. É manifestamente pouco para as possibilidades, que deverão alcançar alguns milhões de toneladas em futuro próximo.

Outras minas de ferro, além das mencionadas, são as M. Bossa e Quiala. A introdução dos minérios de ferro em grandes quantidades e de petróleo bruto na exportação (317 715 t em 1963) produziu os minérios de ferro às exportações, os valores seriam os que seguem.

O valor de exportação dos minérios subiu apenas de 5328 contos, apesar do aumento de 209 549 t O do petróleo em bruto aumentou, porém, 69 343 contos, para uma exportação superior em 202 764 t a de 1962. O valor unitário do petróleo bruto não atinge 400$ (397$).

Se às cifras do quadro se extraíssem também as relativas ao petróleo bruto, ainda melhorariam os valores unitários da exportação. Para ter ideia da subida da exportação em tonelagem, compilaram-se as cifras das principais mercadorias exportadas, como se pode observar no quadro seguinte:

Há manchas escuras na evolução do que sai de Angola, quando se examinam os quantitativos em peso das mercadorias exportadas.

O café tem vindo a aumentar a sua exportação As oscilações verificadas nas cifras são pequenas e respeitam a embarques demorados ou a convénios entre exportadores e consumidores. O consumo mundial de café tende a expandir-se e a posição de Angola é relevante. Julga-se que a de 1964 deverá atingir 8 milhões de contos A produção de Angola andou à roda de 170 000 t, embora fossem menores as exportações.

A melhoria na cotação em 1963 produziu, porém, um aumento de 30 662 contos, para um decréscimo de 20 450 t.

O caso da pesca é mais sério A desorganização da industria, aliada às dificuldades da pesca, produziu exportações, cada vez menores.

Foram tomadas diversas medidas no sentido de melhorar esta indústria, em especial na pesca de arrasto, que já produziram alguns efeitos.

Se for considerado que se pescaram 420 000 t de peixe em 1956 e que em 1963 idêntico total não deve atingir.