A situação cambial agravou-se no segundo período. Ao saldo positivo de 130 667 contos em Janeiro e Fevereiro seguiu-se o negativo de l 020 187 contos de Março a Dezembro de que resultou o saldo negativo final de 889 520 contos. O movimento de mercadorias deve ter apresentado no segundo período um saldo negativo da ordem dos 800 000 contos. O agravamento parece ocasionado a partir de Setembro, pela concentração de importações no último trimestre e abrandamento no ritmo das vendas de café. De qualquer modo, a situação da balança cambial é de molde a causar embaraços.

O Fundo Monetário da Zona do Escudo interveio no fim do ano com empréstimos no valor total de 350 000 contos. O saldo negativo do movimento cambial elevou-se a 889 520 contos, que foram liquidados por disponibilidades da província, reserva do Fundo Cambial, além dos empréstimos do Fundo Monetário da Zona do [...],

deixando ainda um saldo negativo de 142 077 contos. É de interesse notar que a posição dos pagamentos sobre o exterior foi positiva em todos os meses até Agosto. Só a partir de Setembro se deu a inversão de sinal, muito agravada nos últimos dois meses.

Indicam-se a seguir os quantitativos da posição negativa, em milhares de contos

Apesar da intervenção do Fundo Monetário da Zona do Escudo, das reservas da província, do fundo de reserva, ainda transitou para 1964 um saldo negativo de 142 077 contos

A vigilância sobre as saídas deverá ser rigorosa Será necessário autuar sobre as importações no sentido de reduzir tanto quanto for possível os consumos supérfluos ou sumptuários. Actuar-se-á assim sobre a balança cambial e sobre consumos internos escusados, que podem até influir na inflação.

Interessam muito à balança de pagamentos da comunidade as trocas entre os diversos territórios, o que implica, para sua melhoria, a compra de produtos nacionais para o abastecimento da província Se fosse possível reduzir o saldo negativo com certos países que vendem muito e compram pouco, pelo abastecimento nacional, melhorar-se-ia o equilíbrio da balança de pagamentos da comunidade. No momento actual este facto interessa muito a Angola.

Dá-se a seguir nota da moeda transaccionada.