Encargos com a organização da defesa civil

Instituto do Café de Angola . ... .19 849

Fundo de auxílio aos pescadores ..... 188

Adicional sobre o valor das multas para os orçamentos distritais ............. l 227

Comissão provincial de auxílio às populações deslocadas ....... 6 613

Há diversas alterações, em relação ao ano anterior, nos Institutos de Investigação Científica, Médica e Agronómica (22 450 contos), no Instituto de Assistência Social e em outras verbas, mas, fundamentalmente, o grade aumento dos encargos gerais proveio do Fundo rodoviário e Junta Provincial de Povoamento.

Serviços autónomos O desenvolvimento da despesa dos serviços autónomos, mais 821 607 contos do que em 1962, provém de três novos serviços a Junta Autónoma de Estradas (mais 448 347 contos), a Junta Provincial de Povoamento (mais 358 098 contos) e a Junta Provincial de Electrificação (mais 9286 contos). Ao todo a sua despesa elevou-se a 815 731 contos. Como o acréscimo total foi de 821 307 contos, cabe aos antigos serviços apenas 5876 contos, o que é pouco, até tendo em conta que a Imprensa Nacional e a Inspecção de Crédito e Seguros reduziram a sua despesa de 6769 contos.

Os serviços autónomos podem agrupar-se Todos os anos se procede ao exame sucinto das actividades dos serviços autónomos, destacando aqueles que pela sua importância exercem grande influência na vida económica da província. Este ano na lista dos serviços autónomos aparecem mais dois com movimento financeiro muito elevado - a Junta Autónoma de Estradas e a Junta Provincial de Povoamento.

Não tem o relator das contas elementos que permitam uma análise, embora sumária, das suas actividades. Ambos vivem, em parte pelo menos, do produto de empréstimos.

Pede-se ao Governo da província para enviar também cópia dos relatórios que estes serviços apresentam, com as indicações úteis à apreciação normal das suas contas, mormente no que se refere à aplicação de empréstimos. Outro tanto se poderá dizer para a Junta Nacional de Electrificação. As receitas e despesas, iguais, de todos os serviços autónomos elevaram-se a l 315 969 contos, mais 821 607 contos do que em 1962.

Quase todos os serviços melhoraram as suas receitas, mas por somas relativamente baixas, com excepção da Imprensa Nacional, em que influiu o reapetrechamento, e o Conselho de Câmbios, convertido em Inspecção de Crédito e Seguros.

Aqueles serviços, que têm merecido análise mais demorada do parecer, os transportes e os correios, telégrafos e telefones melhoraram as suas receitas e despesas, mas por somas pequenas.

Portos, caminhos de ferro e transportes Na conta destes serviços as receitas de exploração elevam-se a 317 707 contos. Foram contabilizados pela Fazenda 297 282 contos. Mais de metade das receitas provêm dos portos, ou 161 401 contos, como se deduz do quadro seguinte, que mostra as receitas.

Os caminhos de ferro acusam a diminuição de 10 714 contos, contrabalançada por maiores receitas nos portos, transportes aéreos e outras.

Caminhos de ferro A quebra no transporte de mercadorias foi a causa de menores receitas nos caminhos de ferro O número de passageiros aumentou, mas provavelmente o número de passageiros-quilómetro diminuiu.

O número de passageiros em todos os caminhos de ferro da província, incluindo os de Amboim e Benguela, sob administração particular, elevou-se a 1065 000, mais 116 000 do que em 1962, sendo 1000 no caminho de ferro do Amboim e 42 000 no de Benguela A diferença reparte-se por 54 346 no caminho de ferro de Malanje e 19 800 no de Moçâmedes.