Embora não seja brilhante este resultado, o transporte de mercadorias ficou aquém de todas as expectativas.

Em 1962 os caminhos de ferro de Angola transportaram 8 952 000 t de mercadorias, e não passaram de 2 254 000 t em 1963, menos l 698 000 t, o que é muito.

No quadro seguinte dão-se elementos sobre o transporte de passageiros e mercadorias

Só os caminhos de ferro de Amboim e Moçâmedes transportaram quantidades superiores A quebra no de Malanje foi de 188 000 t e no de Benguela de l 565 000 t, tudo em números redondos.

A quebra no tráfego do caminho de ferro de Benguela deu-se no tráfego de trânsito (Katanga), que desceu para 669 800 t.

Exploração Não é possível com os elementos à vista dar uma resenha dos resultados de cada uma das explorações. Mas os elementos relativos às receitas permitem verificar que houve quebra apreciável na dos caminhos de ferro e melhoria sensível nos portos e na dos transportes aéreos.

A seguir dá-se uma resenha da receita de cada uma das explorações.

Além dos 297 282 contos mencionados, que incluem a compensação de aposentação (6222 contos) e 52 contos de reembolsos e reposições, há os provenientes de abastecimento de água, exploração de oficinas e centrais eléctricas e outras, num total de 19 833 contos, além de trabalhos para entidades estranhas (592 contos).

Assim, as receitas totais elevam-se a 817 707 contos

Contos

Receitas contabilizadas na Fazenda 297 282

Abastecimentos de água, centrais e outras 19 833

O exame das cifras mostra a descida de 10 714 contos nos caminhos de ferro Foi esta diminuição acrescida do aumento de despesas, que ocasionou o deficit, porquanto, as receitas dos portos e transportes aéreos aumentaram apreciàvelmente.

Discriminam-se a seguir as receitas:

O serviço dos portos, caminhos de ferio e transportes reparte-se por direcções. Na de Luanda, que compreende o caminho de ferro de Malanje, a receita do tráfego diminuiu para 37 236 contos, de 49 130 contos em 1962, mas as do porto melhoraram. No caso do Lobito, as receitas dos portos subiram para 79 469 contos, mais 6458 contos do que em 1962. A receita do porto de Moçâmedes diminuiu e a do caminho de ferro aumentou ligeiramente para 31 221 contos. As despesas atingiram 345 527 contos e podem discriminar-se como segue: