O financiamento das obras dos portos proveio de empréstimos. Há ainda que construir cais de embarque para minérios em Luanda e em Moçâmedes.
A verba de 1963 é inferior à de 1962.
Estradas
Todo o financiamento de estradas proveio de empréstimos.
Contos
Já acima se emitiu a opinião de que há vantagem em fazer um estudo crítico do emprego destas verbas, tendo em conta a sua produtividade económica, social e política.
Contos
Outro tanto se pode dizer a respeito dos gastos com a rega, que está estreitamente ligada a obras de colonização, acima indicada. A origem do financiamento foi o empréstimo.
Apenas se recorreu a saldos de anos económicos para financiamento parcial do seguinte:
Contos
Estudos da população e estudos económicos .... 830
Contos
Assim, os portos, estradas e caminhos de ferro, transportes fluviais e aeroportos consumiram 408 111 contos de empréstimos ou 47,5 por cento
O remanescente, ou sejam 450 479 contos, foram despendidos nos seguintes objectivos:
Contos
Fomento agrário e florestal .................. 45 375
Aproveitamento hidroagrícola do Cuanza-Bengo.. 28 000
Participação na produção, transporte e grande distribuição de energia eléctrica e subestações ...................... 70 041
Continuação da colonização do Cunene ......... 6 468
Construção e equipamento de instalações
Participação no estudo, projecto e execução de obras de interesse local .................. 24 485
Melhoramentos urbanos e rurais ............... 11 775
Outras despesas extraordinárias
Contos
Recenseamento agrícola mundial ............... 8 000
Melhoramentos nas localidades ................ 10 922
Subsídio extraordinário à Câmara Municipal de Luanda ................................... 25 000